A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia, nesta terça-feira (25/5), a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da educação com idade de 55 a 59 anos. Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a ampliação contemplará profissionais da educação básica e superior.
O serviço estará disponível exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura. As vagas devem ser liberadas nesta terça-feira (25).
No dia e horário marcado, o trabalhador da educação deverá apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação. Os locais de vacinação para quem agendar são as Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização.
De acordo com a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, todos os trabalhadores da área da educação serão vacinados nesta etapa, não só os professores. Quem trabalha no município mas mora em outro local, caso não consiga realizar o agendamento poderá ser vacinado na Central de Imunização, sem agendamento.
Além da vacinação de trabalhadores da educação, Aparecida continua imunização de outros grupos
A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.
Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.
Nestes casos é necessário comprovar a comorbidade por meio de laudo médico. Já para pessoas com deficiência, a comprovação pode ser feita através de laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Na atual fase da campanha estão sendo vacinadas
- Trabalhadores da educação de 55 a 59 anos de idade
- Pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos de idade
- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos de idade;
- Gestantes e puérperas com comorbidades e com mais de 18 anos de idade
- Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.
Locais de vacinação em Aparecida de Goiânia
1ª dose para trabalhadores de educação, pessoas com comorbidades e deficiência permanente:
- Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
- Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).
Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
- UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)
- Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)
2ª dose
Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, CPF ou cartão SUS e cartão de vacinação:
- Drive-thru do Centro de Especialidades (de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas)
- UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)
A segunda dose da Coronavac será aplicada exclusivamente no Drive-htru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização (de segunda a sábado, das 9 às 16 horas). Não é necessário agendar.