As agências bancárias da Caixa Econômica Federal amanheceram fechadas nesta terça-feira (27/4), devido a paralisação organizada pelos trabalhadores. Por isso, o atendimento nas unidades de Goiânia também foram afetados.
Várias pessoas procuraram atendimento para desbloqueio de cartão, autorização do Pix e outros serviços. Inicialmente, a paralisação deve durar 24 horas, segundo o Sindicato dos Bancários de Goiás. Os funcionários em home office também foram orientados a paralisar atividades ao longo do dia. Somente os caixas eletrônicos estão funcionando.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Goiás, quem precisa resolver questões referentes ao auxílio emergencial estão recebendo atendimento. Todos os outros serviços nas agências estão paralisados.
Reinvindicações dos trabalhadores que fazem paralisação no atendimento nas agências da Caixa
A deliberação da paralisação foi feita nesta segunda-feira (26/4), por meio de assembleia remota. O resultado apontou que 95,55% dos participantes votaram pela paralisação e estado de greve, enquanto 4,45% posicionaram contrários.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Goiás, os trabalhadores reivindicam quatro pontos, um deles é a descapitalização da Caixa e também a vacinação contra Covid-19 da categoria.
“Os bancários da Caixa protestam contra a abertura de capital da Caixa Seguridade, que na prática representa a descapitalização da instituição financeira, e das metas abusivas e, ainda, pela priorização dos bancários que estão na linha de frente de atendimento ao público no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Além do pagamento integral da PLR social, que foi paga a menor pelo banco.”, informou.
O sindicato também reivindica a urgente contratação dos funcionários que passaram em concurso público promovido pelo banco em 2014 e que não foram chamados pela empresa.
Pronunciamento da Caixa
Em nota, a Caixa informou que “participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais”.
O banco afirmou ainda que “está realizando a maior operação de pagamento de benefícios sociais da história, com liberação do auxílio emergencial e Bolsa Família, além da prestação de diversos serviços essenciais”.
“Cabe destacar que milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade serão atendidos na rede de varejo da Caixa ao longo desta semana”, disse o banco estatal, em nota.