A Câmara Municipal de Goiás anunciou, para a próxima sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, a cerimônia de posse dos eleitos em Goiânia: prefeito, vice-prefeito e os 35 escolhidos para a nova legislatura na capital. A solenidade, que vai acontecer no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), será marcada pela ausência do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), internado em São Paulo desde o dia 27 de outubro.
Conforme informações da Câmara de Goiânia, a posse ocorrerá de forma presencial e remota às 15h do dia 1º no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus 2–Samambaia da UFG. Excepcionalmente, em razão de uma resolução aprovada na atual legislatura, haverá permissão de posse remota mediante atestado médico, de eleitos que eventualmente tenham contraído a covid-19.
A realização da cerimônia contará com, no máximo, 400 convidados, o equivalente a 10% da lotação do Centro de Eventos, com capacidade para até 4.000 pessoas sentadas. O acesso ocorrerá mediante a apresentação de ingressos, distribuídos pelos próprios empossados. Cada empossado poderá receber até 10 convidados.
Prevenção contra o coronavírus e ausência do prefeito
Ainda conforme a Câmara, serão adotados todos os protocolos de prevenção da covid-19 para a Cerimônia de Posse dos Eleitos. “As dependências do Centro de Eventos da UFG serão completamente higienizadas antes e depois do evento. A temperatura dos convidados será aferida à entrada e o uso de máscara será obrigatório para todos os empossados, convidados e equipes envolvidas na realização e na cobertura da cerimônia”, informou
Após a cerimônia, os 35 vereadores da 19.ª Legislatura realizam a sessão de eleição dos membros da Mesa Diretora do Primeiro Biênio (2021-2022).
Toda a solenidade vai acontecer sem a presença do prefeito eleito, Maguito Vilela. O emedebista foi internado no dia 27 de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com um quadro de covid-19, onde permanece até hoje.
Apesar de já ter se curado do novo coronavírus, causador da covid-19, Maguito ainda segue sedado e traqueostomizado.