Ao longo dessa semana, principalmente na sexta-feira (27/11), a economia será movimentada pela data representada por grandes promoções em todos os setores do comércio, a Black Friday. O evento, que acontece todo ano em todo o mundo na última sexta-feira de novembro, terá pela primeira vez atendimento in loco dos fiscais do Procon. O órgão ficará instalado em três shoppings de Aparecida de Goiânia e Goiânia.
Além disso, os ficais trabalharão em regime de plantão, e poderão se deslocar para outras regiões para verificação de infrações. Segundo o Procon, as práticas mais recorrentes nesse período são a maquiagem de preços, que os comerciantes elevam os valores na véspera da Black Friday para simular desconto, e a não entrega de produtos aos clientes que o adquiriram.
Para combater ações como essas, as centrais de atendimento do órgão serão reforçadas. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 151 ou pelo site do Procon Goiás. O superintendente da entidade, Allen Viana, explicou como irá funcionar a fiscalização “Como essa é uma data muito esperada para alavancar o comércio, que amarga uma crise histórica em decorrência da pandemia, esperamos que os fornecedores sejam conscientes e respeitem o Código de Defesa do Consumidor. A ação nos shoppings, que recebem um fluxo considerável de consumidores, tem caráter inédito. Nosso foco será dar uma resposta quase que imediata àqueles que nos acionarem, uma vez que estaremos em pontos estratégicos”.