O senador Vanderlan Cardoso, do PSD, será o candidato do partido à Prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano. Havia indefinição quanto ao nome que representaria a sigla no pleito, mas a desistência de Iris Rezende (MDB) em disputar a reeleição, confirmada em agosto, parece ter mexido no jogo político e acabado de vez com a indecisão.
A informação foi adiantada pelo O Popular. Segundo o jornal, Vilmar Rocha, presidente estadual do PSD, confirmou que, após reunião interna ocorrida no último sábado (12/9), o nome de Vanderlan foi escolhido para disputar as eleições municipais. Isso significa que, a partir de agora, o deputado federal Francisco Júnior deve retirar sua pré-candidatura.
Além do anúncio da aposentadoria de Iris, outro fator que teria influenciado na escolha do nome de Vanderlan foi seu desempenho nas pesquisas eleitorais feitas até agora. Na pesquisa eleitoral da RealTime Big Data, publicada na última sexta-feira (11/9), o senador aparece em primeiro lugar, com 17% das intenções de voto, seguido por Maguito Vilela, com 15%, e Adriana Accorsi, com 6%.
O PSD caminha agora para o fechamento de uma aliança com o DEM de Ronaldo Caiado. O partido chegou a ter conversas com o MDB, mas com a retirada do nome de Iris do jogo, o diálogo esfriou.
Mesmo assim, recentemente, o presidente do DEM em Goiânia, Lívio Luciano, afirmou em entrevista que o diálogo com os partidos “permanece aberto”.