Durante um vídeo ao vivo nesta quarta-feira (13/5), o governador Ronaldo Caiado (DEM) contou que pretende estabelecer uma medida no novo decreto que deve exigir teste de covid-19 para viajar em Goiás. Segundo Caiado, para entrar em cidades goianas, a apresentação de laudo negativo de coronavírus poderá ser obrigatória.
De acordo com Caiado, algumas pessoas pensam “que estão de férias”, por isso, viajam e podem levar o vírus para locais onde ainda não há infectados. “A pessoa, para poder chegar numa comunidade hoje, vai ter que estar com laudo do laboratório para dizer as condições clínicas que ela se encontra naquele momento”. O governador afirmou que considera a medida fundamental e pretende levar para análise dos órgãos independentes e poderes constituídos.
Segundo fala de Caiado, que o objetivo é evitar a contaminação de pessoas em outras comunidades, pois uma pessoa pode ir visitar alguém que não está nas mesma condições. ” O cidadão chega ali, contamina as pessoas, volta e deixa o outro lá, a 600 km de Goiânia”.
A expectativa era de que o novo decreto fosse publicado ainda na quarta-feira (13/5), mas assessoria do governador Ronaldo Caiado descartou a hipótese durante a tarde. O motivo é que o governador ainda teria algumas reuniões para finalizar a edição do documento.
Com regras mais rígidas, novo decreto deve exigir teste de covid-19 para viajar em Goiás, que registou mais 110 casos nas últimas 24 horas
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira (13/5), em apenas 24 horas, Goiás registrou mais 110 casos de coronavírus. O número total é de 1.225 casos da doença covid-19.
No Estado, há 13.144 casos suspeitos em investigação. Outros 4.176 já foram descartados. No Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) há 188 amostras em análise.
Além disso, mais cidades tiveram casos confirmados da doença. Até a manhã de hoje, 65 municípios não haviam registros de casos, mas o número caiu para 53, ou seja, 12 municípios registraram as primeiras suspeitas e/ou confirmações. O mapa da plataforma COVID-19, do Governo de Goiás, ainda registra o número de municípios com casos confirmados, que subiu de 72 para 77.
O número de mortes também cresceu, passando de 52 para 61 nesta quarta-feira (13/5), um aumento de 9 óbitos em relação a última terça-feira (12/5).