O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou uma novidade que deixou os servidores do Estado pra lá de felizes. Segundo ele, graças ao que ele chamou de esforço do governo, o salário de dezembro deste ano será antecipado e pago antes do Natal.
O anúncio foi feito pelo governador através de sua conta no Twitter. Caiado relembrou que o “servidor público teve um natal e um ano novo difícil em 2018”, e comemorou o pagamento do salários antes das festividades. Veja abaixo:
“Vocês sabem do esforço para recuperar Goiás. Recebi o estado com mais de R$ 1,6 bilhão de salários atrasados. O servidor público teve um natal e um ano novo difícil em 2018. Graças ao nosso esforço, em nosso governo, o servidor vai receber o salário de dezembro antes do Natal!”
Pagamento antecipado do salário de dezembro vem em meio à polêmica da reforma da Previdência estadual
O pagamento dos salários dos servidores antes do Natal sinaliza um agrado ao funcionalismo público em meio a polêmicas trazidas pela proposta de reforma previdenciária de Caiado.
Um dos pontos mais criticados da reforma é o fim do quinquênio. Em entrevista a um veículo local em outubro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, alegou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reforma da previdência do governo do Estado encaminhado à Assembleia Legislativa representa um “prejuízo irreparável para as categorias”.
“Não podemos aceitar que o governo acabe com o quinquênio, não está só discutindo reforma da previdência. Isso é um prejuízo irreparável para as categorias. A situação é extremamente crítica e o governo precisava, pelo menos, discutir com as entidades sobre isso. Estamos aqui na Assembleia para isso”, ressaltou.
Conforme Bia, a proposta estabelece que os descontos na folha do servidor com o imposto de renda e previdência poderão chegar a 45%, no entanto, a sindicalista reforçou que não foi levado em conta a dedução em relação ao plano de saúde.