Um dos principais benefícios da internet para a sociedade é sua capacidade de trazer para perto, de forma clara e palpável, questões que antes eram tidas como obscuras e distantes pela grande maioria, e o mercado financeiro é uma delas. Antigamente visto como algo restrito a magnatas e grandes investidores, investir em ações tem se popularizado cada vez mais e atrai jovens e adultos que veem no ato uma possibilidade real de ascensão financeira.
Para o investidor paulista Álvaro Vinicius, especialista em mercado financeiro e referência na área, a crescente adesão de jovens à compra e venda de ações, opções e títulos se deve a dois fatores que ele considera essenciais: a chance de obter uma renda potencialmente maior que a fixa e a popularização dos sistemas de investimentos.
“Primeiro, de fato a renda fixa não rende como antes. E segundo, a internet contribui muito, uma vez que os comunicadores falam na língua dos jovens e mostram que [o mercado financeiro] não é um bicho de sete cabeças. Antes você não sabia como funcionava a bolsa de valores, hoje você compra ações com dois cliques”, explica Álvaro.
Atuar no mercado financeiro não é nenhuma complexa fórmula de física quântica, mas exige certo preparo e estudo. Segundo Álvaro, que tem 34 anos e investe desde os 30, o ideal para os investidores de primeira viagem é ir entrando aos poucos no ramo e se armar de informação para evitar surpresas e decepções. “A principal dica é estudar muito. Por mais que existam influenciadores, é preciso que a pessoa tenha consciência dos riscos [de se investir em ações]”, alerta.
Ele também adianta que na renda variável não existe nada 100% certo, e que não é sugerível começar de forma precipitada. “O mercado é cíclico. Estamos num período de alta, mas mais na frente ele pode reverter”, afirma o investidor.
Buy and hold: estratégia de investimento no mercado financeiro garante retorno a longo prazo
Tido como uma espécie de “construção de aposentadoria”, o estilo buy and hold (compre e segure) visa obter renda através de investimentos a longo prazo e é usando tanto por Álvaro Vinicius quanto por Luis Barsi, um dos maiores nomes do mercado financeiro no Brasil.
Ao contrário do day-trade, que busca obter pequenos ganhos em operações rápidas, a estratégia buy and hold consiste essencialmente em comprar ações de boas empresas, das quais você se torna sócio, sem a intenção de vender – a não ser que haja perda de dividendos. Com isso, o investidor tende a viver de renda passiva. O método é considerado um tipo de carteira previdenciária.
Segundo Álvaro Vinicius, este é o método de investimento mais seguro, uma vez que a pessoa adquire o hábito de investir e sem assumir grandes riscos. Álvaro possui um canal no YouTube chamado Investindo Aos 30 – Buy and Hold, onde dá dicas e conselhos para investidores que aderem ao buy and hold.