O prefeito de Cristianópolis, município a 90 quilômetros de Goiânia, foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (30/10) suspeito de integrar um esquema de desvios de recursos públicos da Prefeitura da cidade. Durante a operação, deflagrada pela Polícia Civil, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e quatro afastamentos de funções públicas.
A operação batizada de Cota Extra foi realizada através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP). Além do cumprimento do mandado de prisão do prefeito Jairo Gomes (PSB), foram afastados secretários do município que também teriam participação no esquema.
A Polícia Civil informou que as diligências e oitivas continuam durante todo o dia de hoje, quarta-feira, e por esse motivo os detalhes apenas serão repassados em coletiva na manhã de quinta-feira (31/10), na sede da especializada.
A reportagem do Dia Online tentou contato com a Prefeitura de Cristianópolis, mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto.
Esta matéria deve ser atualizada em breve.
Além de prefeito de Cristianópolis, ex-prefeito de Planaltina também foi preso no mês passado
Em setembro deste ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em apoio à operação deflagrada pelo Ministério Público de Goiás, cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão na capital federal. Entre os presos estava o ex-prefeito do município, David Alves Teixeira Lima.
A ação investigou um grupo suspeito de contratar ilegalmente empresas para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana de Planaltina de Goiás. A organização criminosa, que realizava as contratações por meio de dispensa de licitação, teria atuado durante a gestão de Teixeira Lima, em 2017.
Na época, em Planaltina de Goiás, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva; e em Barreiras, na Bahia, os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão contra duas empresas e um mandado de prisão temporária.