Dos 53 deputados que integram o PSL, 27 assinaram um requerimento para que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, assuma a liderança do partido. Após o resultado, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), até então líder da sigla, reagiu e apresentou uma outra lista com 31 assinaturas para retomar ao cargo.
“Protocolamos um requerimento com 27 assinaturas para a troca do líder do PSL. A maioria absoluta dos nossos deputados federais escolheram @BolsonaroSP [Eduardo Bolsonaro] como o novo líder”, escreveu no Twitter o deputado Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara.
Protocolamos um requerimento com 27 assinaturas para a troca do líder do PSL. A maioria absoluta dos nossos deputados federais escolheram @BolsonaroSP como o novo líder. 👍🏼👍🏼🙏🏼🙏🏼🇧🇷🇧🇷
— Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) October 17, 2019
As duas listas apresentadas na noite desta quarta-feira (16/10), somavam 58 deputados, cinco a mais que o número de deputados do partido, o que pode apontar que havia parlamentares “jogando nos dois times” ou assinaturas falsificadas. Delegado Waldir é ligado ao presidente do PSL, Luciano Bivar, e tem feito críticas públicas ao presidente Jair Bolsonaro.
Vitor Hugo divulga lista de deputados que escolheram Eduardo Bolsonaro como novo líder do PSL
Como regra interna, a oficialização da troca de liderança ocorre após encaminhamento do documento ao líder da Câmara, atualmente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Como o número de assinaturas não bate, as listas serão checadas pela administração da Casa e só após será dado o veredito.
Ainda na noite desta quarta-feira, Vitor Hugo (PSL-GO) postou na rede social que o partido caminha para uma “liderança equilibrada, coerente, séria e expressamente alinhada com o Governo”.
O PSL caminha para ter uma liderança equilibrada, coerente, séria, alinhada verdadeira e expressamente com Governo… Grande Dia 🇧🇷🇧🇷👍🏼👍🏼
— Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) October 17, 2019
O líder do governo na Câmara publicou também a lista de deputados que votaram a favor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
- Prof. Josiel
- Major Vitor Hugo
- Loester Trutis
- Bia Kicis
- Luiz Lima
- Carla Zambelli
- Cel. Chrisostomo
- Cabo Junio Amaral
- Felipe Barros
- Helio Lopes
- Eduardo Bolsonaro
- Ale Silva
- Chris Tonietto
- Aline Slejtes
- Caroline De Toni
- Principe Luiz Philippe
- Carlos Jordy
- Cel. Armando
- Sanderson
- Guiga Peixoto
- Márcio Labre
- Bibo Nunes
- Ricardo Pericar
- Dr. Luiz Owando
- Gen. Girao
- Gen. Peterneli
- Daniel Silveira
Também no Twitter, a deputada Bia Kicis confirmou Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder do partido. “Depois que protocolamos a indicação do @BolsonaroSP para líder do PSL, o grupo pró delegado Waldir protocolou outra com 32 nomes para manter sua liderança. Mas em seguida protocolamos uma outra lista pró Eduardo. É esta última que está valendo. Eduardo é o líder do PSL”, escreveu.
Depois que protocolamos a indicação do @BolsonaroSP para líder do PSL, o grupo pró delegado Waldir protocolou outra com 32 nomes para manter sua liderança. Mas em seguida protocolamos uma outra lista pró Eduardo. É esta última que está valendo. Eduardo é o líder do PSL.
— Bia Kicis (@Biakicis) October 17, 2019