O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que teve início na última sexta-feira (27/9), foi totalmente controlado. A informação foi confirmada ao Dia Online, na manhã desta segunda-feira (30/9), pelo Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO). Ao menos 6,5 mil hectares foram destruídos pelo fogo.
Atuaram na ocorrência 90 homens, entre militares e brigadistas do Parque. Também foram empenhadas nove viaturas, avião e helicóptero dos bombeiros, drone, GPS, abafadores, bombas costais e sopradores, além de 4 aviões airtractor utilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
De acordo com a corporação, as equipes atuaram dia e noite para combater os focos de incêndio que estavam na região do Sertão Zen, Vale Dourado e Tocantizinho. Houve registro de chuva em alguns locais isolados da Chapada dos Veadeiros, mas insuficiente para o combate às chamas. Uma linha de fogo, de aproximadamente oito quilômetros, também atingiu uma área na região do Rio dos Couros.
Delegacia do Meio Ambiente vai investigar incêndio na Chapada dos Veadeiros
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) foi acionada e instaurou um inquérito para investigar as causas e achar os possíveis autores do incêndio, que destruiu mais de seis mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (cada hectare corresponde aproximadamente a um campo de futebol oficial).
Segundo dados do Governo de Goiás, em 98% dos casos, os incêndios são provocados. O CBMGO alerta que queimadas em qualquer tipo de vegetação podem acarretar inúmeros problemas a saúde, e além disso, provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena, prevista na Lei 9.605/98, é de reclusão de dois a quatro anos, e multa.
Incêndios
Até este mês, Goiás ultrapassou, em mais de 500 casos, a quantidade de incêndios registrada ao longo de todo o ano passado. Conforme os bombeiros, em 2018 o número de incêndios florestais, que abrangem vegetação e cultura agrícola, até o mês de novembro foi de 5.803. A maior ocorrência de casos foi incêndio em vegetação, com 5.654 registros.
Entretanto, o ano de 2019 conseguiu bater a marca final do ano passado ainda em agosto. De acordo com os números do CBMGO, até o mês mencionado deste ano o estado de Goiás atingiu a marca preocupante de 6.358 incêndios, 555 a mais em relação ao período integral do ano passado.