Desde a última sexta-feira (27/9), um grande incêndio atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. Ao menos seis mil hectares de vegetação já foram destruídos pelo fogo. Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) e brigadistas atua no local.
Segundo informações da corporação, 24 militares estão neste sábado (28/9) atuando no combate às chamas, além dos brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São utilizadas nove viaturas, o avião e helicóptero do Corpo de Bombeiros e um drone.
Apesar da recente chuva na região, algumas áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ainda estão em chamas. Surgiram ainda dois novos focos de incêndio próximos ao Rio dos Couros. Ao Dia Online, o CBMGO explicou que o local é de difícil acesso.
Casos de incêndio em Goiás já supera todo o ano de 2018
Os números divulgados pelo Corpo de Bombeiros referentes às ocorrências de incêndios florestais no período de janeiro a agosto deste ano são desoladores. De acordo com a corporação, Goiás ultrapassou, em mais de 500 casos, em oito meses, neste ano, a quantidade de incêndios registrada ao longo de todo o ano passado.
Os dados oficiais colocam a população em alerta, uma vez que o prolongamento do período de estiagem em Goiás, em conjunto com as queimadas, piora ainda mais a qualidade do ar e os problemas respiratórios decorrentes dele, além de desequilibrar diretamente a fauna e flora das regiões atingidas pelo fogo.
Conforme os bombeiros, em 2018 o número de incêndios florestais, que abrangem vegetação e cultura agrícola, até o mês de novembro foi de 5.803. A maior ocorrência de casos foi incêndio em vegetação, com 5.654 registros.
Entretanto, o ano de 2019 conseguiu bater a marca final do ano passado ainda em agosto. De acordo com os números do CBMGO, até o mês mencionado deste ano o estado de Goiás atingiu a marca preocupante de 6.358 incêndios, 555 a mais em relação ao período integral do ano passado.