A população marcou presença no Desfile Cívico e Militar em comemoração ao 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. O evento, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), do general do Exército, Mário Fernandes, e outras autoridades, ocorre, como de costume, na Avenida Tocantins, na capital.
De acordo com levantamento do Governo de Goiás, quase cinco mil pessoas estiveram no Centro de Goiânia. “Não existe nada mais gratificante do que as pessoas terem orgulho do seu País. Uma Nação só se desenvolve se tiver políticas sociais e, ao mesmo tempo, cultivar amor pela Pátria, pelo Estado”, afirmou o governador.
A cerimônia começou com a revista à tropa, na avenida Goiás. Por volta das 8h, em frente ao Teatro Goiânia, no cruzamento das avenidas Tocantins e Anhanguera, o governador e prefeito Iris Rezende hastearam as bandeiras do Brasil, de Goiás, e de Goiânia.
Em seguida, apresentaram-se no Desfile Cívico o Corpo de Bombeiros, o comando de Missões Especiais do Exército, Polícia Militar, Exército, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e alunos do Colégio Militar. Helicópteros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros surpreenderam o público com rasantes.
Tradição: bandas escolares apresentaram no desfile em comemoração à Independência do Brasil
Além do desfile das forças de segurança pública, o evento contou com a apresentação de cinco bandas das unidades escolares da rede pública estadual de ensino, uma tradição do 7 de Setembro. A participação contou com a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). Jovens da Ordem Demolay, Legião da Boa Vontade (LBV), e Grupo Ecológico Guardiões do Verde também se apresentaram. Para encerrar, o Bodes do Asfalto Moto Clube e carros antigo desfilaram pela avenida.
“Mais do que nunca é a hora de reafirmamos nosso amor pela Pátria. Aquilo que conquistamos e que hoje celebramos e reproduzimos: a Independência do Brasil. Foi um momento difícil, e nós preservamos esse processo com todo o regime democrático, com toda liberdade e, ao mesmo tempo, lutando para o resgate da cidadania”, destacou Caiado. Já Iris Rezende pontuou que as comemorações do 7 de Setembro mostram o “o esforço, a luta dos nossos antepassados para fazer do Brasil, a República que é hoje. Mostram ao futuro o que foram os nossos antepassados em defesa da Pátria”.
O desfile foi acompanhado ainda pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; os secretários de Estado Rodney Miranda (Segurança Pública), Fátima Gavioli (Educação), Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum; o diretor-geral da Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda; e os presidentes Silvio Fernandes (Ipasgo), Denis Pereira (Iquego) e Vanuza Valadares (Ceasa).