Pela primeira vez o Corpo de Bombeiros de Goiás vai ter uma mulher no comando de um batalhão. A Major Helaine Vieira dos Santos assume o cargo de comandante do 2º Batalhão na próxima terça-feira (21/8) às 9h30 em Goiânia. O cargo era exercido anteriormente pelo major Ézio Antônio de Barros.
A solenidade de posse vai acontecer no auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica que fica na Avenida Atílio Correia Lima, nº 1.223, Cidade Jardim (ao lado do IML). Quem comanda a cerimônia é o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Márcio André de Morais.
Primeira mulher no comando do 2º Batalhão do CBMGO
Cerca de 100 bombeiros militares estarão sob comando de direto da Major Helaine. De acordo com ela, assumir o cargo representa, além de uma conquista pessoal, uma vitória para todas mulheres que integram a equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás.
O CBMGO só teve participação feminina no de 2000, quando algumas mulheres ingressaram no primeiro curso de formação de soldados. Mas uma turma feminina oficial só aconteceu dois anos depois, em 2002.
Com a chegada da major ao comando do 2º BBM, o CBMGO passa a contar com duas mulheres a frente de unidades operacionais. Desde 2012, a major Selma Eurípedes Alves comanda a Companhia Independente Bombeiro Militar de São Luís de Montes Belos.
Major Helaine Vieira: trajetória da primeira mulher no comando de um batalhão do CBMGO
A Major Helaine Vieira dos Santos é formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é especialista em segurança pública e direitos humanos. Ela ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar, em 2001, como soldado. Em 2002, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais, no primeiro concurso que admitiu a presença feminina. Formou-se aspirante em 2004 e coordenou no ano seguinte a formação dos novos soldados.
Major Helaine já passou pela diretoria Financeira na Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social da Corporação, e subcomandante da Companhia Bombeiro Militar de Trindade. Em 2012, inaugurou o comando go quartel do CBMGO em Aruanã.
Desde 2013, ela exerce a função de chefe da sétima seção do Estado Maior Geral, sendo também a primeira mulher a ocupar a função.