Depois de uma reunião a portas fechadas nesta quarta-feira (21/8) no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o diretor-presidente da BRF Alimentos, Lorival Luz, anunciaram a retomada das atividades da indústria alimentícia no município goiano de Mineiros, e o investimento de R$ 89 milhões de reais para sua expansão. A medida pode gerar mil empregos até meados de 2020.
À imprensa, Caiado declarou que a novidade vai “criar outro clima na região do Sudoeste Goiano”. Em fevereiro do ano passado, a BRF – que é o resultado da fusão das marcas Sadia e Perdigão – paralisou suas atividades em Mineiros devido à crise do setor com o fechamento do mercado europeu.
Entretanto, a nova medida, que trouxe o diretor-presidente da BRF pessoalmente para Goiás para fazer o anúncio ao lado do governador, deve alavancar a economia da região. Conforme a assessoria do governo, com a retomada das atividades da empresa 600 empregos devem ser gerados, com possibilidade real de ampliação para mil postos de trabalho até a metade do ano que vem.
O movimento de retomada da produção em Mineiros já havia sido iniciado em março, quando a companhia transferiu para a cidade toda a produção de chester, que soma 28,5 mil toneladas. Com o projeto anunciado hoje, a linha de produção de perus em Mineiros, paralisada em 2018, será adaptada para a produção de frangos que abastecerá o mercado nacional. Os abates na unidade devem aumentar em cerca de 120%, saltando de 58 mil toneladas ano atualmente para 128 mil toneladas ano ao fim do projeto.
Além de Mineiros, investimentos anunciados também beneficiarão Rio Verde
Ao que tudo indica, não será apenas a cidade de Mineiros que vai ganhar com a volta das atividades da BRF. Os investimentos anunciados devem ainda beneficiar a cidade de Rio Verde, cuja fábrica de rações terá a capacidade de produção aumentada em 30%, e Buriti Alegre, que passará a produzir para o mercado externo. Os recursos a serem injetados no Estado de Goiás incluem, ainda, os produtores integrados à companhia – mais de 80 deles retornarão às operações da BRF na região.
A BRF mantém, atualmente, quatro unidades de produção de aves, suínos e processados, além de dois centros de distribuição, no Estado. A companhia possui em torno de 10 mil colaboradores diretos e mais de 500 produtores integrados. No total, as fábricas da BRF em Goiás possuem a capacidade de produção de mais de 800 mil toneladas/ano e, além do mercado interno, atendem regiões como África, Américas, Ásia e Oriente Médio.