Em reunião com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), propôs o fim do aumento da passagem do transporte público da Região Metropolitana da capital, além de outras medidas. “É preciso proporcionar uma tarifa que corresponda às expectativas da população. No momento que privatizar a exploração desse serviço a tarifa poderá ser, inclusive, reduzida”, afirmou o gestor municipal.
O encontro ocorreu nesta terça-feira (13/8), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para tratar sobre melhorias no serviço. Na ocasião, foi apresentado um estudo técnico elaborado pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) a respeito da privatização do Eixo Anhanguera e da desoneração da passagem.
Segundo Iris Rezende, a medida tem como objetivo garantir qualidade no serviço que atualmente é administrado pela Metrobus. “A intenção é solucionar problemas antigos que estão expostos e causam sofrimento à população. Por conta disso, estamos trabalhando juntos com o Governo de Goiás para garantir um transporte que esteja à altura da Região Metropolitana”, disse.
Privatização do Eixo Anhanguera prevê redução da passagem do transporte público
A proposta apresentada pelo prefeito prevê que não haverá aumento da passagem e a expectativa da CMTC é que em 60 dias haja uma definição a respeito. “É preciso proporcionar uma tarifa que corresponda às expectativas da população. No momento que privatizar a exploração desse serviço a tarifa poderá ser, inclusive, reduzida”, ressaltou Iris Rezende.
Na medida acordada entre o prefeito e o governador, o Eixo Anhanguera continuará atendendo Trindade, Senador Canedo e Goianira. “O serviço será privatizado com competência e dentro das determinações legais. O estudo foi apresentado e designamos representantes da Prefeitura de Goiânia e do Governo do Estado para que o projeto avance”, acrescentou.
Caiado defendeu que o processo de privatização da linha ocorrerá de forma célere e transparente. “O que se vê hoje é a perda de usuários da linha, por isso vamos priorizar a qualidade no atendimento e o beneficiário será quem usa o transporte público urbano”, afirmou o governador.
Segundo o estudo apresentado, a empresa que ganhar a licitação será responsável por fazer melhorias nos ônibus, plataformas e terminais.