Têm início na próxima segunda-feira (8/7) as obras da rede de drenagem da Avenida Goiás, em Goiânia, que tem como objetivo solucionar os problemas de enchentes e alagamentos nas adjacências da Avenida e de regiões como a Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Praça do Bandeirante e Praça Cívica. Durante as obras, diversos trechos serão interditados.
Com extensão de 1,9km, a rede será construída em três fases, após a conclusão, as obras serão realizadas na outra pista, em sentido contrário até à Avenida Independência.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), as três etapas dos serviços serão feitas até chegar à Praça Cívica. Na primeira, as obras serão executadas entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba; a segunda, da Avenida Paranaíba à Avenida Anhanguera; e a terceira, da Avenida Anhanguera até a Praça Cívica. Concluídas as três etapas, as obras serão realizadas na outra pista, em sentido inverso, chegando até à Avenida Independência. A obra completa deve ser entregue em 2020.
A secretaria informou que durante o período da construção da rede, será necessário interditar a pista da Avenida em que a obra está sendo realizada e nessa primeira etapa, o trecho entre a Avenida Independência e a Rua 55 será fechado. Conforme ela, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) estabelecerá o sistema de sinalização e novas alternativas de rotas e desvios.
A rede de drenagem
A Seinfra conta que a rede de drenagem completa tem 2,6 quilômetros de extensão e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. O projeto integra o complexo do BRT, e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. Os trabalhos de construção começaram em maio deste ano pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde se dará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, seguirá pela Rua 74 e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até à Praça Cívica.
Segundo a secretaria, o “projeto da rede é audacioso”, com utilização de tubulação em Ribiloc (PVC), de 500mm de diâmetro, na Praça Cívica (início), e de 1.600mm de diâmetro (1,60m), no Capim Puba, onde será o lançamento. A capacidade de vazão é de 10 mil litros de água por segundo.