A cozinha da Escola Municipal Olentino Xavier da Silva no setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital foi completamente destruída na madrugada desta quarta-feira (19/6), após um incêndio na unidade.
O Dia Online entrou em contato com o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) Thiago, que deu mais detalhes sobre a ocorrência. O Tenente afirmou que a equipe foi chamada para atender o princípio de incêndio por volta das 3h15 da manhã de hoje e em 15 minutos os bombeiros estavam a postos para combater as chamas.
De acordo com o Tenente, o pavilhão da cozinha, e que também fica área administrativa da escola, foram completamente danificados. Conforme o comandante da operação, trabalharam na ação 10 militares, três carros da corporação e cerca de 50 litros de água para combater as chamas foram usados.
Centelha gerada em meio a acumulo de gás na escola pode ter provocado o incêndio e a explosão
Em relação ao incêndio, o Tenente Thiago afirmou que vai ser feita uma perícia pela Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, para determinar o que realmente provocou o incêndio. “Ainda vai ser feita a perícia, porém acreditamos que houve um acumulo de gás e pode ter gerado uma centelha que provavelmente causou o incêndio”, explica.
Conforme as informações repassadas pelos Bombeiros, não houve vítimas durante o incêndio na instituição de ensino. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que por meio de nota da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo afirmou que todas as providências foram tomadas em relação aos danos causados no acidente com o vazamento de gás. Conforme a nota a unidade atende 526 estudantes dos 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino.
Confira a nota
“A secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia informa que está tomando todas as providências com relação aos danos ocasionados pelo acidente com vazamento de gás ocorrido na Escola Municipal Olinto Xavier, no setor Serra Dourada 3, na madrugada desta quarta-feira, 19.
A secretaria ressalta que ninguém ficou ferido e que as equipes técnicas de defesa civil e de manutenção já estão na unidade para realizar a avaliação dos danos na estrutura da unidade escolar que atende hoje 526 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.
Esclarece que as manutenções dos registros, botijões e mangueiras de gás estavam em dia, tendo a troca das mangueiras sido feita na última semana. Foram atingidas a cozinha, cinco salas de aula, a biblioteca, sala de computação, secretaria e diretoria, além do hall de entrada.
Com relação as aulas, por conta do acidente, a secretaria liberou os alunos desta unidade para as férias, que teriam início no dia 28 de junho e que o período do recesso escolar será utilizado para a realização da manutenção e reforma da estrutura danificada.
Por fim, a secretaria informou que abriu uma ocorrência na Polícia Civil para averiguar as causas do acidente, pois foi informado que duas pessoas tentaram entrar na unidade escolar no período vespertino da terça-feira, 18.”