O presidente Jair Bolsonaro (PSL) desembarcou nesta sexta-feira (31/5), em Goiânia, onde participa da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira (Conamad). Ele foi recebido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), e outras autoridades. Na recepção, ocorrida no Palácio das Esmeraldas, antes se seguir para a convenção, o presidente concedeu entrevista a alguns jornalistas e declarou que fará o que tiver ao alcance do Governo Federal para atender Caiado frente à gestão do Estado de Goiás. “O estado tem seus problemas, como o Brasil todo, o que tiver ao nosso alcance estaremos prontos para atender Caiado”, declarou Bolsonaro.
Em seguida, o governador de Goiás também enfatizou que expos aos presidente a real necessidade do acesso aos fundos constitucionais. “O presidente foi sensível. No mesmo momento chamou assessoria jurídica, chamou o ministro Onyx Lorenzoni e mandou que realmente elaborasse a medida provisória. Se Deus quiser seremos presenteados com ela aqui na próxima semana pra que a gente comece essa discussão na Câmara dos Deputados, dando aí uma condição para o Estado poder atender todas as demandas de infraestrutura”, comemorou Caiado.
Bolsonaro também agradeceu a “gentileza e hospitalidade” do governo goiano e diz estar “entre amigos”. O presidente também agradeceu ao apoio de Caiado a seu governo e ressaltou que isso o fortalece. Assista abaixo um trecho do pronunciamento:
Também participaram da recepção a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado; o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; os deputados estaduais Amauri Ribeiro, Bruno Peixoto, Rafael Gouveia, Amilton Filho, Cairo Salim, Charles Bento, Delegado Eduardo Prado, Delegado Humberto Teófilo, Diego Sorgatto, Henrique César, Iso Moreira, Jefferson Rodrigues, Júlio Pina, Major Araújo, Paulo Trabalho, Rubens Marques e Zé Carapô; além do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Walter Carlos Lemes, procurador-Geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e dos deputados federais Zacharias Calil, Vitor Hugo, Glaustin da Fokus, José Nelto e Professor Alcides, senador Luiz Carlos do Carmo e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro.
Bolsonaro assinará concessão da Ferrovia Norte-Sul, anuncia Caiado
Em outro momento da solenidade, Caiado anunciou que Bolsonaro assinará a concessão da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis. A oficialização deve ser feita com a presença do prefeito da cidade, Roberto Naves. “É importante que a gente possa desenvolver esse país, esse Centro-Oeste, e o senhor, presidente, nos deu de presente, uma Ferrovia, que deverá ser assinada a partir do mês de julho, onde ela ligará a região do Mato Grosso, de Água Boa, até a região entre Mara Rosa e Campinorte, fazendo um eixo transversal, a Ferrovia Norte-Sul. Será exatamente a ressurreição do Vale do Araguaia, do Norte goiano, do oeste também e do leste do Mato Grosso”, destacou o governador.
Com a conclusão das obras da ferrovia, Caiado afirma que as regiões do Vale do Araguaia, do Norte e do Nordeste de Goiás passarão a ter perspectiva de crescimento. A construção da FNS teve início em 1987, com objetivo de cortar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Inicialmente era prevista extensão de aproximadamente 1.550 quilômetros, de Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, Região Metropolitana de Goiânia.