Um homem foi preso em flagrante, pela Polícia Civil de Goiás, por receptação de uma viatura furtada da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A prisão foi realizada por uma equipe da 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Luziânia, cidade goiana localizada no Entorno do DF, na última sexta-feira (17/5).
De acordo com a corporação, a equipe policial da PC de Goiás recebeu informações da Polícia Civil do DF sobre um furto, que até então seria de um carro particular. O crime teria ocorrido no dia anterior, quinta-feira (19/5), e o veículo estaria em uma residência em Luziânia.
Com base nessas informações, foram realizadas diligências com o objetivo de localizar o veículo. No dia seguinte, os policiais apuraram que um carro com as características indicadas havia sido visto nas proximidades do Parque Estrela Dalva IV, em uma casa.
Veículo furtado em Luziânia era viatura descaracterizada da Polícia Militar
No local, ao consultar os sistemas policiais, foi constatado que o automóvel, uma caminhonete modelo GM/CHEVROLET S-10, cor branca, é de propriedade da Polícia Militar do Distrito Federal, sendo carro oficial descaracterizado e que possuía restrição de furto.
O dono da casa, identificado como Rogério da Silva Marques, foi preso em flagrante por receptação. Aos policiais, o homem contou que escondeu o carro sem sua garagem a pedido de um amigo, mas que tinha conhecimento da procedência do automóvel.
O crime de receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal, pode resultar de um a quatro anos de reclusão e multa.
Furto de veículos em Goiás
Segundo levantamento da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), com base nos dois primeiros meses do ano, os casos de furtos de veículos diminuíram 21,90% no estado. Os furtos a pedestres também tiveram baixa de 12,22%.
Dos crimes monitorados em Goiás, no mesmo período, três apresentaram alta, sendo eles: latrocínios (28,57%), roubos em residências (26,89%), furtos ao comércio (55,97%) e furtos em residências (6,68%). Veja abaixo a porcentagem de queda e aumento dos 12 crimes monitorados, de acordo com a SSP Goiás:
- Homicídios: -8,61%
- Estupros: -20,87%
- Tentativas de homicídios: -15,56%
- Latrocínios: -6,25%
- Roubos a transeuntes: -26,19%
- Roubos de veículos: -53,45%
- Roubos ao comércio: -47,07%
- Furtos de veículos: – 20,63%
- Furtos a transeuntes: -16,23%
- Roubos em residências: 27,14%
- Furtos ao comércio: 46,68%
- Furtos em residências: 3,06%