O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), na gestão do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), Rodney Miranda, anunciou na manhã desta quarta-feira (12/12) os nomes que vão chefiar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado de Goiás (CBMGO e PMGO) a partir do dia 1º de janeiro. Entre os contados para assumir o comando geral da PM, estavam o coronel Ricardo Mendes e o coronel Ricardo Rocha, no entanto o comando ficará com o coronel Renato Brum.
Além do coronel Renato Brum que assume o comando geral da PM, outros nomes também foram anunciados pelo secretário do governo Caiado. Entre os nomes estão o do Coronel Dewislon Adelino Mateus que vai assumir o comando geral do Corpo de Bombeiros na gestão de Caiado, Coronel Newton Nery de Castilho que assume a secretaria da casa da chefia militar e o Coronel André Henrique Avelar de Sousa que assume o subcomando da PM.
Comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás
O nome do coronel Renato Brum já havia sido levantado anteriormente pela equipe de Caiado, desde de 1991 na PM, o coronel comandava o 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.
O novo comandante geral da polícia já trabalhou na ROTAM, chefiou o Presídio Odenir Guimarães (POG), subcomandante da ROTAM, além de comandar outras diversas aéreas dentro da polícia. E agora vai assumir o comando geral da PM no Estado.
Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás
O novo comandante do CBMGO é formado em engenharia de segurança pública, especialista em operações em altura, com curso feito em São Paulo e operações em montanhas ministrado pelo Exército. O coronel esta na corporação há 27 anos e já comandou os bombeiros em outra oportunidade. O coronel também comandou a terceira regional da corporação em Anápolis e estava na coordenação de Comandante de Apoio Logístico da corporação.
Secretário Chefe da casa Militar
Formado em direito, o ex-comandante das Rondas Ostensivas Metropolitanas (ROTAM), ex-superintendente diretor geral penitenciário e ex-subsecretário de segurança pública, o Coronel Newton Nery de Castilho, de 46 anos, e com 27 anos de Polícia assume a secretaria da chefia da casa militar.
Subcomandante geral da PM
O coronel André Henrique Avelar de Sousa, de 47 anos, que comandou a 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (15ª CIPM), foi subcomandante da ROTAM e do Batalhão de Choque e do Tático Operacional Rodoviário, do Comando de Operação de Divisas (COD) e assistente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e que estava como Chefe do Estado Maior Estratégico também assume a partir do próximo ano o subcomando geral da PM.
Caiado anunciou nove nomes do seu secretariado
O governador eleito por Goiás Ronaldo Caiado (DEM) anunciou no início da tarde desta terça-feira (11/12), no Castro’s Park Hotel, nove nomes escolhidos para assumir as pastas do governo e cargos de diretoria e presidência dos órgãos do Estado. Os nove nomes das 17 secretarias confirmadas por Caiado foram anunciados durante uma coletiva de imprensa que começou por volta de meio-dia.