Um dupla de empresários chineses, representantes da gigante multinacional BYD, estiveram no município de Anápolis, região metropolitana de Goiânia, no último sábado (30/3), onde visitaram o Aeroporto de Cargas e a Plataforma Multimodal e estudaram a analisaram a possibilidade de se instalar na região. Eles foram recebidos pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais.
A BYD, sigla para Build Your Dreams, atua no ramo de energia limpa e sustentável e tem os painéis solares como principais produtos. A multinacional está presente em mais de 50 países, e agora pode vir a Goiás. O presidente da multinacional chinesa, Tyler Li, e o diretor de negócios no Brasil, Alexandre Liu, negociam com o governo do Estado a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Eixo Anhanguera, em Goiânia, e investimentos em setores industriais de Anápolis.
O secretário Wilder Morais, através do Facebook, confirmou o interesse dos chineses em investir nas terras goianas. “Nos encontramos com o presidente da BYD (Build Your Dreams), Tyler Li; e o diretor de Negócios no Brasil, Alexandre Liu. Os chineses têm interesse em investir em Goiás a partir da BYD, presente em mais de 50 países”.
Já o prefeito Roberto Naves se referiu à BYD como uma das maiores empresas do mundo e comentou sobre o interesse deles em Anápolis. “[Os empresários da BYD] estão estudando a possibilidade” de se instalar na região.
Gigante BYD, representada em Anápolis por empresários chineses, está presente em cinco continentes
Conforme consta no próprio site, a BYD é uma gigante global especializada em energia limpa fundada em 1995, que depois de 23 anos de crescimento acelerado, passou de uma startup, com apenas 20 pessoas, para uma empresa global com mais de 220 mil empregados, tornando-se rapidamente a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, veículos 100% elétricos. Desde 2015, a BYD fabrica automóveis elétricos e híbridos e ônibus elétricos plug-in.
A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.