Produtores de leite distribuirão aos moradores 10 mil litros do alimento durante um protesto por melhorias na prestação de serviço por parte da Enel Distribuição Goiás. A manifestação está marcada para esta sexta-feira (15/2), em frente ao escritório da companhia, em Iporá, região Central de Goiás.
A iniciativa é do Sindicato Rural do Oeste goiano. De acordo com Adailton Leite, presidente do sindicato, a manifestação ocorre devido ao descontentamento com os serviços prestados pela Enel, principalmente com os prejuízos na produção de leite e com sistema de resfriamento.
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, os relatos de quem mora no interior, seja no campo ou cidade, são graves. “Em todo o Estado, produtores de leite e de frango estão perdendo suas produções. Pequenos comerciantes estão com seus produtos estragando, famílias tendo prejuízos”, afirma.
A manifestação dos produtores rurais de cidades de Iporá será às 10h desta sexta-feira (15/2), em frente ao escritório da Enel, localizado na Av. Rio Claro, Quadra 27, Lote 575, no Centro da cidade.
Aneel vistoria serviços da Enel Goiás
Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estarão em Goiânia, nesta quarta-feira (14/2), para avaliar o serviço prestado pela Enel Distribuição Goiás, antiga Central de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CELG D). A solicitação foi feita pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), após denúncia de ‘apagão’. Em reunião com representantes, Caiado afirmou que o “Estado está com desenvolvimento comprometido por falta de investimentos no setor enérgico.”
Para o governador, o setor de energia em Goiás passa por uma situação calamitosa depois da privatização. “A Enel levou o Estado de Goiás a um total apagão. Não estão atendendo a demanda da parte urbana, rural e industrial. Quem quer seja está diariamente penalizado pela péssima qualidade na distribuição da energia, bem como pela falta dela”, declarou.
Caiado também destacou os problemas enfrentados pelos produtores rurais do estado. “Tem produtor de leite perdendo o produto; mercearias no interior que não têm condições de comprar um gerador e perdem todas as mercadorias; medicamentos que precisam de refrigeração, como a de vacinas, tudo isso perdendo.”
Em nota enviada ao Portal Dia Online a Enel afirmou que investiu R$ 124 milhões na região de Iporá para garantir a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na região. Conforme a nota, a empresa reforçou que está fazendo frequentes manutenções na rede elétrica da cidade.
Confira a nota da Enel
“A Enel Distribuição Goiás informa que já investiu cerca de R$ 124 milhões, na região de Iporá, para garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica. O volume de recursos, focado na infraestrutura e modernização da rede elétrica, inclui os investimentos feitos desde que a Enel assumiu o controle da distribuidora, em fevereiro de 2017. A empresa reforça que está realizando frequentes manutenções na rede elétrica da região, como podas preventivas de árvores e inspeções aéreas e termográficas nas redes de média e baixa tensão. Além disso, a companhia vem acelerando as novas conexões rurais e as ações para a automação da rede, por exemplo, com a instalação de religadores automáticos, equipamentos que permitem a identificação e a correção de falhas na rede de distribuição à distância, otimizando o tempo do serviço em casos de quedas de energia, reduzindo os impactos sentidos pelos clientes. A Enel acrescenta, ainda, que desde outubro do ano passado, tem reforçado o número de equipes de atendimento emergencial para atender o aumento de demandas do período chuvoso que se estende até abril.
A Enel Distribuição Goiás informa que desde que assumiu o controle da distribuidora de energia de Goiás, em fevereiro de 2017, tem investido cerca de R$ 800 milhões ao ano, volume de recursos que representa bem mais que o dobro dos R$ 300 milhões anuais que a antiga CELG D investiu em 2015 e 2016, antes da privatização. Os investimentos, divulgados anualmente nas demonstrações financeiras da companhia, têm como foco a automação da rede de distribuição, além de iniciativas para ampliar a capacidade da rede de distribuição e acelerar a conexão de novos clientes. Os índices de qualidade, por sua vez, já apresentam melhoria, tendo a duração média das interrupções do fornecimento de energia (DEC) reduzido em cerca de 6 horas em dezembro de 2018 em relação a dezembro de 2017 – a melhor duração desde dezembro de 2011.”