Após reunião com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, o delegado Waldir foi escolhido como novo líder do PSL na Câmara, por pelo menos até fevereiro do próximo ano. A pedido do presidente, o deputado federal deve evitar falar sobre a sucessão ao cargo. Eduardo Bolsonaro, que presidia bancada do partido, deixou o posto.
Em fevereiro de 2019, quando a nova legislatura receberá posse, será feita uma eleição para novo presidente. O PSL, que este ano conta oito parlamentares na Câmara, no próximo mandato terá 52 representantes. Essa será a segunda maior bancada da Casa.
“Bolsonaro pediu serenidade e que os parlamentares não declarassem votos para a presidência da Câmara. Mais para frente vamos ter uma noção mais clara da situação”, disse Eduardo em entrevista após a reunião.
Por meio das redes sociais, delegado Waldir comunicou presidência do PSL na Câmara apenas com a reprodução de uma reportagem, sem legenda.
Nas eleições 2018, delegado Waldir foi eleito deputado com maior número de votos
Pela segunda vez consecutiva, o delegado Waldir Soares (PSL) foi o candidato a deputado federal eleito com maior número de votos em Goiás. No pleito deste ano, ele obteve 274.406 votos, apenas 219 a menos do que em 2014, quando teve a maior votação para o mesmo cargo na história do estado.
Natural de Jacarezinho, no Paraná, o deputado delegado Waldir é formado em Direito, possui pós-graduações em Direito Penal e Processo Penal, e Gerenciamento de Segurança Pública. Filho de mãe zeladora e criado sem o auxílio do pai, ajudou a mãe, quando jovem, no sustento da casa.
Em Goiás, Estado que o elegeu, Waldir é famoso por suas posturas firmes e até polêmicas. Se considerando um defensor da segurança pública e do combate à corrupção, o deputado falou ao Dia Online na série de entrevistas ‘Fala, deputado’.
Reeleito para um novo mandato no Congresso Nacional, o delegado Waldir diz que tem projetos para uma reforma política e para, nas palavras dele, “o corte de mordomias dos políticos”.