A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, principal cadeira do órgão legislativo, será, aparentemente, mais acirrada do que nunca, e promete esquentar os ânimos na política de Goiás, uma vez que dois goianos já confirmaram que vão concorrer ao cargo de presidente. João Campos, do PRB, e Delegado Waldir, do PSL (mesmo partido do presidente eleito Jair Bolsonaro), ambos deputados federais eleitos por Goiás, confirmaram que estão na disputa.
O PRB confirmou, em novembro, no dia 22, o lançamento da pré-candidatura do deputado João Campos à presidência da Câmara. Pastor da Assembleia de Deus e delegado da Polícia Civil, Campos diz ter o apoio da frente parlamentar evangélica e que vai trabalhar para conquistar os votos da bancada da bala, das quais é integrante.
Entretanto, o deputado Delegado Waldir parece não acreditar muito na candidatura do conterrâneo, e avisou que também vai se lançar na corrida à presidência da Câmara. Em entrevista a um jornal local, Delegado Waldir afirmou que a força de João Campos é oriunda do fato de pertencer à bancada evangélica. “Mas, para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, isto não basta. Inclusive porque quem manda na eleição do Legislativo são os partidos políticos”, declarou.
Alem de Campos e Waldir, Rodrigo Maia (DEM), Fábio Ramalho (PTB), Fernando Lúcio Giacobo (PR), Capitão Augusto (PR) e Renata Abreu (Podemos) também vão disputar o cargo. Kim Kataguiri, militante do MBL e eleito deputado federal pelo DEM nestas eleições, também avisou que disputará o cargo.
Conheça os goianos que vão disputar a presidência da Câmara dos Deputados
De Goiás, João Campos e Delegado Waldir vão concorrer ao cargo de presidente da Câmara. Veja o perfil de cada um deles.
Delegado Waldir – PSL
Formado em Direito com pós-graduações em Direito Penal, Processo Penal e Gerenciamento de Segurança Pública, Waldir Soares nasceu em Jacarezinho, no Paraná, mudando-se para Goiás no ano de 2000.
Delegado de Polícia, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2011, cargo que ocupa até hoje por reeleição.
João Campos – PRB
Formado em Direito, João Campos também é pastor na igreja Assembleia de Deus. Foi escrivão e delegado da Polícia Civil de Goiás.
Foi eleito deputado federal para primeira vez em 2007, cargo que ocupa até hoje por reeleição.