Um balanço parcial do Procon Goiás mostra que 11 lojas conhecidas em Goiás e 20 sites foram autuados durante a Black Friday, por desrespeitarem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante a fiscalização, foram encontradas irregularidades como produtos anunciados com o mesmo preço fora da promoção, produtos mais caros que o período da promoção e ainda indisponibilidade do histórico de preço dos produtos, o que dificulta a pesquisa do cliente.
De acordo com o órgão, foram visitados até o momento 33 estabelecimentos e cerca de 1,6 mil preços foram verificados. Entre as irregularidades encontradas, a principal delas, segundo o levantamento, é a prática de preços iguais ou maiores que os coletados antes da promoção. No período de 29 de outubro a 23 de novembro, data da Black Friday, foram monitorados 28 sites e coletados 18 mil preços de produtos.
Lojas autuadas em Goiás na Black Friday
Entre as lojas e sites citados alguns são redes atuantes em todo o país. Veja a relação das lojas e sites autuados. Segundo o órgão, dos estabelecimentos citados, alguns ainda a serão notificados para prestar esclarecimentos.
No ano passado, o Procon Goiás autuou 40 lojas físicas e 14 sites por irregularidades. De acordo com a pesquisa, a redução se dá devido ao maior cumprimento, por parte das empresas, da Lei Estadual nº 19.607/2017, que obriga os fornecedores a informar o histórico de preços de produtos ofertados em promoção.
Denúncias e reclamações
Na última sexta-feira (23/11), dia da mega promoção, o Procon Goiás recebeu, por meio do Disque-Denúncia 151 ou (62) 3201-7124 e Procon Web, mais de 330 ligações de consumidores. Todos os casos estão sendo verificados por agentes da unidade.
Caso o consumidor constate alguma irregularidade, o Procon Goiás pode ser acionado pelos contatos acima citados, ou pessoalmente, na sede, localizada na Rua 8, nº 242, no Centro de Goiânia, ou no atendimento Vapt Vupt. Outra opção é o Procon Web (https://proconweb.ssp.go.gov.br).