Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas ainda atuam no rescaldo do incêndio em tanque de álcool em uma usina de Serranópolis, região Sudoeste do Estado. As ações no local devem durar pelo menos mais duras horas, e ao todo, são previstas 20 horas de trabalho. O incêndio começou na noite de quinta-feira (15/11), após um dos tanques de armazenamento de Etanol ser atingido por um raio. Não houveram vítimas.
De acordo com o tenente-coronel, Hélio Cristiano do Carmo, que comanda a operação, as chamas já foram controladas e as equipes atuam na fase de rescaldo. “Estamos verificando se tem algum risco de tornar reignição do fogo e estamos avaliando também o risco e a temperatura de outros tanques. A previsão é de mais duas horas de serviço”, explica ao Dia Online.
Ao todo, 40 homens trabalham na ocorrência, sendo dez bombeiros e 30 brigadistas das usinas de álcool, tanto da enegértica onde ocorreu o incêndio como de usinas vizinhas. “Estamos atuando com dez caminhões de água e gastamos aproximadamente mil litros de espuma. O tanque atingido pelo raio estava abastecido com 5 milhões e 300 mil litros de álcool”, conta o tenente-coronel Hélio Cristiano.
Incêndio em tanque de usina em Serranópolis
Tudo começou após um dos tanques de álcool de uma usina, localizada na zona rural da cidade, às margens da GO-184, ser atingido por um raio, na noite de quinta-feira (15/11). Um vídeo mostra a altura das chamas no local, logo após o tanque ser atingido pela descarga elétrica. Chovia no momento do incidente. Reveja:
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o raio atingiu a válvula que possibilita o escoamento do álcool, o que não permitiu o transbordo do combustível. Durante a ação, foi necessário deixar que o fogo consumisse todo o álcool que estava no tanque, para assim aproximar do local e evitar que as chamas se alastrassem.