No último domingo (28/10), data do segundo turno das Eleições 2018, eleitores de cinco cidades do interior de Goiás foram às urnas, para, além de votar para presidente, escolher seus representantes municipais. Davinópolis, Divinópolis, Planaltina de Goiás, Serranópolis e Turvelândia tiveram novos prefeitos e vices eleitos.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), no segundo turno das eleições presidenciais, dos 4.454.429 eleitores aptos a votarem em Goiás, 962.605 não compareceram, equivalendo ao índice de 21,61% de abstenção. Já dos 3.491.824 (78,39%) que foram às urnas, 59.568 (1,71%) votaram em branco, 189.457 (5,43%) votaram nulo. Os votos válidos foram 3.242.799.
Prefeitos eleitos em 5 cidades goianas
Cinco municípios goianos tiveram os prefeitos eleitos no último domingo por meio das chamadas eleições suplementares, estabelecidas e com data definida pelo TRE-GO, após a cassação dos antigos prefeitos. Conheça abaixo os novos representantes municipais de Davinópolis, Divinópolis, Planaltina de Goiás, Serranópolis e Turvelândia.
Davinópolis: Diogo (MDB)
Filho do ex-prefeito Darci Rosa, Diogo Rosa (MDB) foi eleito com 1.450 votos (54,70%) e deixou Wilker (PR) em segundo lugar, com 45,83% dos votos. O mandato de Diogo como prefeito vai até o dia 31 de dezembro de 2020, tempo restante da gestão do prefeito cassado.
Divinópolis: Charley Tolentino (PRB)
Charley Tolentino (PRB) recebeu 57,27% dos votos válidos. Miltim (PR), ficou com 42,73% dos votos. Advogado, Charley Tolentino disputou a Prefeitura após a cassação do mandato do prefeito, Alex Santa Cruz Oliveira, e do vice, Jofre Pereira Cirineu Filho, ambos do PPS.
Planaltina de Goiás: Eles Reis (PTC)
Em Planaltina de Goiás, Entorno do Distrito Federal, Eles Reis (PTC) foi eleito com 43,76% dos votos válidos. O Pastor André (PRB), que também disputava a prefeitura, ficou em segundo lugar com 40,75% dos votos.
O ex-prefeito David Alves Teixeira Lima (PR), e sua vice, Maria Aparecida dos Santos (Pros), foram cassados por compra de votos e nem chegaram a assumir o cargo.
Serranópolis: Tárcio Dutra (MDB)
Tárcio Dutra (MDB) e a vice Claudete (PSB), únicos candidatos nas eleições suplementares, foram eleitos com 3.432 mil votos. Para assumir o cargo, como únicos candidatos, eles precisavam de apenas um voto.
O TRE-GO determinou uma nova eleição depois que o prefeito Lidevam Ludio de Lima (PSDB) e o vice-prefeito, Cleosmar de Almeida, foram cassados sob acusação de abuso de poder econômico, propaganda eleitoral irregular e compra de votos.
Turvelândia: Siron Queiroz (SD)
Siron Queiroz, do Solidariedade (SD), foi eleito como novo prefeito de Turverlândia com 59,51% dos votos. Em segundo lugar, Joel Gaguinho (MDB) registrou 40,49% dos votos válidos.