A poucos dias do segundo turno das eleições, um video com um homem fazendo orgia sexual com cinco mulheres gerou uma dúvida: era ou não o ex-prefeito e candidato ao Governo do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), que participava do ato?
O vídeo com a imagem atribuída a Doria viralizou em diversos grupos do WhatsApp, em contas do Twitter e Instagram. Peritos encomendados pela Revista Veja São Paulo, contudo, são taxativos: é montagem.
O vídeo foi analisado pela advogada e perita criminal Roselle Sóglio. Ela concluiu que o material foi manipulado digitalmente sobre a face de uma outra pessoa.
De acordo com a perita Roselle, o responsável pela manipulação usou um software forense de origem canadense para criar uma espécie de “máscara digital” de Doria, colando-a sobre as imagens reais do homem no vídeo.
Ouvido pelo site Antagonista, o especialista em crimes virtuais Wanderson Castilho chegou a afirmar que o vídeo tratava-se de ima montagem. Castilho explicou, ainda, que aquilo se tratava de uma “manipulação grosseira”. “É possível ver as marcas da implantação do rosto do candidato sobre a imagem original. O rosto está deslocado e há uma deformação evidente no pescoço. A adulteração é sofrível”, garante.
O video mostra um homem cuja característica associam ao candidato em um quarto cercado por cinco mulheres. Pelado, o homem está descontraído em um momento íntimo com o grupo de mulheres que tiram roupas em cima de uma cama em um motel.
As informações foram publicadas por vários sites. O suposto video com o candidato do PSBD ao Governo de São Paulo, João Doria tem circulando nos grupos e vai contra o que o candidato do PSDB tem pregado durante a campanha eleitoral, sobre a família brasileira. Dória é casado.
Em nota, equipe de João Doria disse que vídeo é uma montagem
A equipe do candidato ao Governo de São Paulo João Dória (PSDB) por meio de nota responsabilizou o candidato Márcio França (PSB) pela divulgação do vídeo, onde o ex-prefeito de São Paulo, supostamente participa de uma orgia com cinco mulheres.
Segundo a nota enviada para a revista Veja, Dória disse que as imagens foram gravadas alguns dias depois do primeiro turno das eleições e que é uma montagem.
Pelo twitter, o apresentador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) fez piada nas redes sociais. “Só temos esse trecho do vídeo do Doria porque ele abandonou a suruba no meio”, escreveu o humorista Danilo Gentili.