Não é preciso pesquisar muito para perceber que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Muitos fazem parte dessas estatísticas e sequer possuem consciência disso, descobrindo apenas no momento em que vão fazer uma nova compra. Mas você sabe o que pode fazer para consultar se seu CPF está negativado, ou se seu nome está “sujo”, como muita gente diz por aí? A Serasa Goiânia possui alguns meios que possibilitam ao usuário ter esse tipo de informação.
Para verificar se os consumidores possuem dívidas em atraso, bancos e empresas utilizam de três principais bases de dados: a Serasa, que é administrada pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que é administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, e o o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que é administrado pelo Boa Vista Serviços.
Embora tais informações sejam consultadas com maior facilidade por empresas, o consumidor também pode fazer isso pessoalmente e de forma gratuita, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Serasa.
Saiba como fazer a consulta pelo Serasa Goiânia
O interessado deverá comparecer na unidade da Serasa Goiânia, que fica no Setor Oeste, portando o CPF e um documento com foto. Caso não possa comparecer, uma pessoa pode ser nomeada como representante, por meio de uma procuração específica e firma reconhecida em cartório.
Vale lembrar que também é possível fazer a consulta através de carta e via procuração. Para quem procura ainda mais facilidade, também é possível verificar o CPF pela internet, basta criar uma conta no site Serasa Consumidor ou instalar o aplicativo “SerasaConsumidor“.
Com a ajuda do app, além de descobrir se existe alguma dívida em seu nome, checando o débito pendente, também dá para acompanhar sua pontuação no “Serasa Score”, monitorar seu CPF contra fraudes em tempo real e até mesmo receber ofertas de créditos especialmente feitas para você. A autoconsulta poderá ser feita a qualquer momento pelo usuário, mesmo que não tenha uma carta-comunicado de debito. Para saber como utilizar estes métodos alternativos, confira as orientações no site, clicando aqui.
Como funciona o Serasa Score?
O Serasa Score é uma ferramenta que funciona mediante a pontuação. Pode ser acessado pelo site ou aplicativo, resultando do relacionamento entre consumidor e mercado, marcando pontuações que vão de zero a mil. Cada pessoa é pontuada segundo análise de diversos fatores, a exemplo de pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.
O Score funciona de forma dinâmica e é avaliado no momento da consulta, considerando os dados que estão disponíveis na base de dados da Serasa Experian.
Para que você entenda melhor, vamos a exemplos. Caso você marque até 300 pontos, significa que há alto risco de inadimplência, o médio risco fica entre 300 e 700 pontos e o baixo risco é para aqueles que acumulam mais de 700. Na prática, quanto maior sua pontuação no Serasa Score, maiores as chances da pessoa ter acesso facilitado ao crédito.