Toda pessoa que pretende prestar algum tipo de serviço, seja ele no comércio, na indústria, ou em qualquer outro âmbito em que sua função será a de colaborador, precisa ter em mãos sua Carteira de Trabalho. No entanto, é normal que aconteçam alguns problemas com o documento, a exemplo de perda, danos e até mesmo roubo. Nesses casos, você sabe como tirar a segunda via da carteira de trabalho em Goiânia?
Naturalmente, o documento foi desenvolvido para durar a vida toda. Com capa azul em material sintético resistente, é confeccionado em um papel seguro e guarda informações pessoais de seu portador em um plástico auto-adesivo inviolável. No entanto, à medida que o tempo passa, a Carteira pode sim sofrer alguns danos que a inutilizam, sem contar os casos de roubo, que na maioria das vezes são irreversíveis.
Tirando a 2ª via da Carteira de Trabalho em Goiânia
A solicitação da segunda via pode ser feita pelo trabalhador no próprio Ministério do Trabalho em Goiás. No entanto, além de apresentar os mesmos documentos requeridos para tirar a primeira via, é fundamental levar ainda o boletim de ocorrência policial, nos casos em que a Carteira tiver sido roubada ou perdida.
Também é preciso apresentar algum documento que comprove o número da Carteira anterior, como:
- Cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa;
- Extrato do PIS/ PASEP ou FGTS;
- Requerimento de seguro desemprego;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho, homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou pelo Sindicato de classe ou juiz de paz.
Caso o trabalhador não apresente nenhum desses documentos, não será possível tirar a segunda via da Carteira de Trabalho em Goiânia.
Outros casos
Conforme mencionamos anteriormente, o documento também pode sofrer danos que o comprometam. Sendo assim, é preciso comparecer a um posto de atendimento para que a Carteira seja verificada. Caso sejam identificadas emendas, rasuras, substituição ou falta de foto do portador do documento, uma segunda via deverá ser solicitada.
O número ali presente também deverá ser informado. Caso não seja possível identificá-lo, o trabalhador deverá apresentar um dos documentos mencionados no item acima.
Para os casos em que não há mais espaço para anotações, a pessoa também deverá comparecer a um dos postos de atendimento com a Carteira em mãos e solicitar uma nova via, que servirá como continuação para o documento atual.
Para facilitar todo o processo, além da agência do Ministério, as unidades do Vapt Vupt também atendem a esse tipo de demanda. Mas vale lembrar que fazer a solicitação no órgão garante um tempo de espera menor para a retirada da nova via, com a média de 5 dias. Para aqueles que optarem ir ao Vapt Vupt, a média é de 11 dias. Tudo é feito de forma completamente gratuita, e a foto 3×4 que integra a Carteira pode ser tirada no momento da solicitação.