Na última segunda-feira (15/10) muita gente acordou uma hora mais cedo, pois o celular já havia alterado a hora automaticamente, para o horário de verão. Na segunda o caso se deu com usuário da operadora de celular TIM, na madrugada deste domingo (21/10) o fato voltou a acontecer, dessa vez com os clientes das operadoras Claro e Vivo em todo Brasil.
A operadora TIM confirmou o problema da mudança de horário automática na última segunda-feira (15/10) mas não disse quantos clientes foram afetados diretamente com a troca de horário.
O horário de verão já era para estar em vigor em 2018, no entanto a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta das eleições, o início dele foi adiado para o dia 4 de novembro de 2018, depois do segundo turno do pleito.
MEC tentou mudar a data de início, mas data do dia 4 foi mantida
O dia 4 de novembro também marca o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano, o Ministério da Educação (MEC) até tentou adiar o início do horário de verão e conseguiu colocar para que ele tivesse início a partir do dia 18 de novembro. Mas, o governo voltou atrás em sua decisão e o manteve a data do dia (4/11).
Apesar de sofrer tantas alterações para começar em 2018, o fim do horário de verão que este ano vai ser mais curto, foi mantido. Enquanto no dia 4 de novembro de 2018 nós iremos adiantar os relógios em uma hora, no dia 16 de fevereiro de 2019 os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Entre os Estados que adotam o horário de verão estão: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal (DF).