O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) começa a gerar as mídias das urnas eletrônicas que serão usadas em Goiás no segundo turno das Eleições 2018, nesta quarta-feira (17/10), no Anexo II do TRE, e pode ser estendida até o dia 19 de outubro. A cerimônia, prevista na Resolução TSE nº 23.554/2017, ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 22h, na escola de treinamento do Tribunal, localizada na Rua 17-A esquina com Rua 25-A, Setor Aeroporto.
Participarão do evento representantes dos partidos e coligações, representantes do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) foram convocados pelo TRE, assim como no primeiro turno das eleições, para acompanhar os trabalhos. A preparação tem como objetivo copiar para as mídias as informações utilizadas na preparação das urnas para o segundo turno, como dados referentes ao pleito em disputa e os respectivos candidatos.
Segundo o TRE, no caso das mídias a serem geradas para os municípios de Davinópolis, Divinópolis, Planaltina de Goiás, Serranópolis e Turvelândia também estão sendo gravados os dados da eleição suplementar para Prefeito e vice, que ocorrerá também no dia 28 de outubro.
Lacre das urnas eletrônicas
Após a preparação das mídias, a partir do dia 19 de outubro, começará o lacre das urnas eletrônicas em Goiânia e no interior do estado. De acordo com o tribunal, o procedimento consiste na inserção dos dados da mídia de resultado em cada urna para a preparação do segundo turno, além da realização de testes em todos os componentes do equipamento.
O TRE informa ainda que as urnas que apresentaram problemas com a gravação dos resultados no primeiro turno ou registraram baixo índice de reconhecimento biométrico serão substituídas para a votação do segundo turno.
Funcionamento das urnas eletrônicas
Na próxima sexta-feira (19/10), antes do segundo turno das eleições para presidente, TRE-GO realizará uma audiência pública sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. Além de esclarecimentos sobre o sistema eletrônico de votação, os eleitores que poderão tirar dúvidas sobre as fake news que se propagaram no 1º turno da eleição. A audiência começará às 8h30, no auditório do TRE, na Praça Cívica. O evento é aberto ao público!