O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, autorizou esta semana a abertura de três inquéritos no âmbito da Operação Registro Espúrio, que apura um esquema fraudulento de concessão de registros de sindicatos pelo Ministério do Trabalho. Entre os alvos do inquérito estão o ministro da Secretaria de Governo e principal aliado de Michel Temer, Carlos Marun, e o deputado federal goianio Jovair Arantes (PTB).
A abertura dos inquéritos aconteceu depois de pedidos da Procuradoria-Geral da República, que solicitou permissão para investigar Marun e sua assessoria pelas suspeitas de associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Quanto a Jovair, o deputado é acusado de fazer parte do chamado núcleo político do esquema no ministério, responsável por indicar e manter pessoas ligadas ao grupo em funções comissionadas na pasta. Este núcleo também determinaria a manipulação dos processos de registro sindical para captar vantagens indevidas.
Segundo o jornal O Globo, Renato Araújo Júnior, ex-secretário de Relações do Trabalho, entregou em sua delação uma planilha com todos os pedidos políticos do Ministério do Trabalho “relacionados a sindicatos”. Carlos Marun, Jovair Arantes e Telmário Mota estão listados entre os políticos que fizeram as demandas.
Além de Marun e Jovair, Fachin autorizou a abertura de investigações sobre outros seis parlamentares.
- José Wilson Santiago Filho (PTB-PB), deputado;
- Cristiane Brasil (PTB-RJ), deputada;
- Paulo Pereira da Silva (SD-SP), deputado;
- Nelson Marquezelli (PTB-SP), deputado;
- Dalirio Beber (PSDB-SC), senador;
- Cidinho Santos (PR-MT), senador.
Em nota, Jovair Arantes diz “não ter mácula em sua reputação”
Procurada pela reportagem do Dia Online, a assessoria do deputado federal Jovair Arantes emitiu nota em que se pronuncia sobre a abertura do inquérito.
Confira a nota na íntegra:
“NOTA À IMPRENSA
O deputado federal Jovair Arantes mantém-se confiante de que o Poder Judiciário reconhecerá que não há qualquer desvio que macule sua reputação. Lembra também que, nos seus mais de 30 anos de vida política, sempre direcionou seus esforços à consecução dos interesses públicos.”