A pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto aos candidatos a presidência foi divulgada nesta quarta-feira (22/8), dois dias após a publicação da primeira pesquisa eleitoral do Ipobe. Este é o primeiro levantamento desde o registro oficial dos 13 candidatos a presidente nas eleições 2018.
Assim como o Ibope, a pesquisa considerou dois cenários, um com o ex-presidente Lula na disputa, e outro em que o candidato do PT é o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, atual vice da chapa.
Pesquisa Datafolha, cenário um: Lula na disputa
No cenário em que o petista, preso em abril por corrupção e lavagem de dinheiro, é considerado, o ex-presidente atinge um total de 39% nas intenções de voto, enquanto Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar com 19%.
Marina Silva (Rede) vem em terceiro com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) em quarto com 6% e Ciro Gomes (PDT) em quinto com 5%. Logo atrás vem Álvaro Dias (Podemos) com 3% e João Amoêdo (Novo) com 2%.
Os candidatos Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU) aparecem com 1%, enquanto João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) ficaram 0% das intenções de voto.
11% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 3% não souberam responder.
Pesquisa Datafolha, cenário dois: Haddad como candidato do PT
O outro cenário avaliado considera a inabilitação do ex-presidente. O registro do petista ainda vai ser avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste caso, Ferando Haddad é quem aparece como candidato do PT, onde cai para o quinto lugar, com 4% das intenções de voto.
Jair Bolsonaro (PSL) aparece em primeiro com 22% e Marina Silva (Rede) em segundo com 16%. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro com 10% e Geraldo Alckmin (PSDB) em quarto lugar com 9%. Álvaro Dias (Podemos) empata com Haddad no quinto lugar com 4%.
Os candidatos João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2%, Vera (PSTU), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e João Goulart Filho (PPL) com 1%, enquanto Eymael (DC) obteve 0%.
Em um cenário sem Lula na disputa, o número de votos brancos ou nulos sobe para 22%, e 6% não souberam responder.
Foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e foi registrada no TSE com o número BR- 04023/2018.