Segundo a regra determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha eleitoral plena dos candidatos tanto à Presidência da República quanto ao Governo dos Estados começa hoje, dia 16 de agosto, e os candidatos ao Governo de Goiás já estão preparados na “linha de largada”.
Os concorrentes, que já participaram das convenções de seus respectivos partidos, agora já podem fazer campanha eleitoral.
Estão autorizadas, até o dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, a distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas e o uso de carro de som pelas ruas, divulgando jingles ou mensagens dos candidatos. Até 5 de outubro, são permitidos anúncios pagos, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, limitados a dez por veículo, em datas diversas, para cada candidato, com tamanho máximo de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tabloide.
E no meio do bombardeio de campanhas e propagandas políticas, nada melhor do que o eleitor conhecer o perfil dos principais candidatos que concorrem ao Executivo.
Candidatos ao Governo de Goiás
Alda Lúcia – PCO
Alda Lúcia nasceu em 10 de julho de 1983 em Cruzeiro do Sul, Acre.
Formou-se em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), se especializando na Universidade Federal de Goiás (UFG). A candidata também trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Daniel Vilela – MDB
Daniel Elias Carvalho Vilela nasceu em Jataí, em 23 de outubro de 1983. Ele é filho de Maguito Vilela, ex-governador do Estado de Goiás.
Formou-se em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), e se especializou em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Daniel Vilela jogou futebol profissionalmente na juventude, no Goiás Esporte Clube e Atlético Clube Goianiense.
Em 2008, foi eleito como vereador por Goiânia. Em 2010 foi eleito para a Assembleia Legislativa de Goiás, como um dos deputados mais bem votados. Em 2014 foi eleito como deputado federal, mandato que cumpre até hoje, todos os cargos pelo MDB (antigo PMDB).
Katia Maria – PT
Kátia Maria dos Santos nasceu em Goiânia em 24 de junho de 1973. Professora universitária, consultora em planejamento e coach, Katia é Mestre pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de empresária na área de planejamento e gestão.
Quando jovem, atuava como voluntária em associações de mulheres de Senador Canedo. Katia foi membro do Sindicato dos Servidores Públicos de Senador Canedo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego). Paralelamente, coordenou a Organização Não-Governamental Avançar, em Senador Canedo, que atuava nas áreas de educação e cultura.
Em 2010, coordenou a campanha de Dilma Rousseff para a Presidência na internet, no estado de Goiás. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2003, foi a primeira presidente mulher do Diretório Estadual do PT.
Marcelo Lira – PCB
Marcelo Lira nasceu em 1981, em São Paulo, mudando-se posteriormente para Goiânia.
O candidato é formado em Ciências Sociais e Filosofia, e tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em História. É professor do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Professor Weslei – PSOL
Weslei Garcia de Paulo nasceu em Taguatinga (DF) em13 de janeiro de 1983. Formou-se em Pedagogia, e fez pós-graduação em Docência do Ensino superior e Mestrando em Educação na Universidade de Brasilia (UnB).
Aos 16 anos iniciou a militância no movimento estudantil, sendo presidente do Grêmio da Escola Normal de Brasília. Em 2004 foi morar em Valparaíso de Goiás onde assumiu o cargo de professor concursado da rede municipal. Foi professor da rede estadual de Goiás durante quatro anos. Em 2014, assumiu o cargo de professor concursado da rede pública no Distrito Federal, é também professor universitário.
É vice presidente do SINPROES- Sindicato dos Professores do Entorno Sul. Filiou-se ao PSOL em 2005. Foi candidato ao Governo do Estado em 2014. Atualmente é presidente do PSOL Goiás.
Ronaldo Caiado – DEM
Ronaldo Ramos Caiado nasceu no município de Anápolis em 25 de setembro de 1949. Formou-se em medicina na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e foi professor assistente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Foi eleito deputado federal do Estado de Goiás pelo PSD em 1990, e no ano seguinte filiou-se ao PFL (atual DEM, no qual é filiado até hoje). Reelegeu-se deputado federal em 1998, 2002, 2006 e 2010, e foi eleito para o Senado em 2015 (mandato que cumpre até hoje).
Ronaldo Caiado foi o primeiro presidente da União Democrática Ruralista (UDR), associação civil criada em maio de 1985 por grandes proprietários de terras, com a finalidade de defender a propriedade privada e como expressão da radicalização patronal rural contra a política agrária promovida pelo governo federal no começo da administração do presidente José Sarney.
Ze Eliton – PSDB
José Eliton de Figuerêdo Júnior nasceu em 27 de agosto de 1972, em Rio Verde. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás (CG), atual PUC Goiás, se especializando em Direito Eleitoral.
Fez parte da Comissão de Juristas do Senado Federal na elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro. Também foi tesoureiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL) e membro da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB de Goiás, além de presidente da CELG.
Foi eleito em 2010 na chapa do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), como vice. Em abril de 2018, Marconi deixou o Governo para concorrer ao Senado, e Zé Eliton assumiu em seu lugar, sendo o atual governador do Estado.
No dia 28 de setembro de 2016, Zé Eliton sofreu um atentado durante uma carreata em Itumbiara, região sul do Estado. O candidato, que era secretário de segurança pública à época, foi atingido por uma bala depois que um atirador abriu fogo contra Zé Eliton e a equipe presente. Depois de ser internado e a bala removida, Zé Eliton se recuperou do incidente.