Uma moradora do município de Quirinópolis, a 290 quilômetros de Goiânia, tomou um baita susto na tarde da última sexta-feira (19/4), feriada de Semana Santa. Numa caminhada pelo quintal de sua casa, no centro da cidade, a mulher notou um animal estranho em cima de uma árvore, grande demais para ser um gato e que fazia um barulho que também não pertencia a um felino doméstico. Tratava-se nada mais do que uma jaguatirica.
Assustada, a mulher correu e chamou seu filho para verificar se realmente se trava do bicho que eles suspeitavam, suspeita essa que foi confirmada. Eles, então, acionaram o Corpo de Bombeiros através do número 193.
![Jaguatirica é encontrada em quintal de residência no centro de Quirinópolis](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2019/04/jaguatirica-e-encontrada-em-quintal-de-residencia-no-centro-de-quirinopolis-341x375.jpeg)
Ao chegarem ao local informado, por volta das 17h de ontem, os bombeiros constataram realmente ser uma jaguatirica aninhada no topo da árvore. Eles, então, começaram o procedimento padrão de salvamento de animais selvagens. O cabo Leonardo, ao Dia Online, disse que foram usados instrumentos específicos para ocorrências assim. “Nós usamos uma ferramenta chamada cambão, que é uma espécie de vara com laço de corda na ponta. Com ele a gente impede que o animal seja ferido e que ele machuque alguém”, explica.
O bombeiro ainda informou que o animal era do tipo “filhotão”- ainda filhote mas em transição para a idade adulta.
Jaguatirica de Quirinópolis teve estado de saúde avaliado e solto na natureza
O cabo Leonardo, do Corpo de Bombeiros, conta que é um procedimento padrão, em ocorrências de salvamento de animais selvagens, sempre avaliar o estado de saúde do bicho antes de soltá-lo. “Nós sempre costumamos verificar se o animal está ferido ou doente, porque em caso positivo, nós o encaminhamos para tratamento veterinário”, diz.
Como a jaguatirica resgatada estava em perfeito estado de saúde, ela foi solta em seu habitat natural, numa zona de matar de Quirinópolis – de onde, provavelmente, ela veio.
Veja o vídeo do momento em que o bicho é solto na mata: