O MASP terá uma exposição dedicada a Vincent van Gogh em 2027. A mostra em São Paulo fará parte da programação do museu, que terá como tema curatorial “Histórias da Loucura” no próximo ano. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
A exposição de Van Gogh no MASP deve abordar a relação entre a produção artística do pintor holandês e as discussões históricas em torno da chamada “loucura”.
O tema já vem sendo trabalhado pela instituição e foi antecipado em 2025 com o seminário “Van Gogh delirante”, realizado como preparação para a exposição de 2027.
Van Gogh no MASP
Vincent van Gogh é um dos artistas mais conhecidos da história da arte e também está presente no acervo do Museu, com quatro pinturas.
Três delas foram produzidas durante a internação no asilo de Saint-Rémy: “Passeio ao crepúsculo” (1889-90), “A arlesiana” (1890) e “Banco de pedra no asilo de Saint-Rémy” (1889). “O escolar” (1888) foi pintado em Arles, um ano antes de sua internação.
Esse conjunto faz parte da produção do artista em seus últimos anos de vida e deverá contribuir para as discussões propostas pela futura exposição.
Ainda não foram divulgadas pelo MASP informações como o período exato da exposição, número de obras, instituições parceiras, artistas participantes ou a data de abertura.
Serviço: Exposição Van Gogh no MASP
Quando: 2027
Endereço: Avenida Paulista, 1578












