O Museu Antropológico da UFG, em Goiânia, realiza ao longo de julho uma programação gratuita e diversificada que reúne atividades presenciais e virtuais voltadas à valorização da identidade, ancestralidade, diversidade e resistência cultural. A agenda da unidada da Universidade Federal de Goiás tem exposições, feira intercultural, literatura, teatro e saberes indígenas, promovendo experiências culturais ricas e acessíveis à comunidade.
Entre os destaques está a exposição de longa duração “Lavras e Louvores”, aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, no prédio do Museu, na Praça Universitária. A mostra revela expressões culturais populares brasileiras com ênfase nos saberes, fazeres e devoções em Goiás, oferecendo um mergulho nas raízes culturais do país.
Na esfera virtual, o público pode visitar a exposição on-line “Edna Luísa de Melo Taveira: memórias de si, dos outros e das coisas”, disponível no site museu.ufg.br. A mostra homenageia a pesquisadora que dedicou décadas ao museu, apresentando suas contribuições para os estudos sobre culturas indígenas por meio de documentos e imagens de seu acervo pessoal.
No dia 19 de julho (sábado), a partir das 14h, o Museu realiza a 5ª Feira Intercultural, com o tema “A Força das Artes e das Narrativas Indígenas”. O evento reunirá mais de 60 expositores indígenas de regiões como Araguaia-Tocantins, Xingu, Minas Gerais e Rondônia, com programação que inclui Oficina de Observação de Pássaros com o coletivo Oiá Passarinhar, pintura corporal e apresentação teatral com a Cia de Teatro Senhoras do
Cerrado.
Além disso, animação musical com DJ Pacote, apresentação musical com a cantora Aridan – Consonâncias da MPB e Samba, além de vivências e a comercialização de artesanato indígena.
A Feira é realizada em parceria com o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena e financiada pela FUNAPE – Fundação de Apoio à Pesquisa e pelo Adufg Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, com apoio de diversos coletivos culturais.
A programação se encerra no dia 29 de julho (terça-feira), às 19h, com a quinta edição do Encontro Poético, transmitida ao vivo pelo YouTube do Museu. O evento contará com o historiador, compositor e escritor Nasr Chaul, a poeta e professora Dairan Lima, além de um músico convidado. A mediação será da poeta Chris Resplande, idealizadora do projeto, que celebra a palavra como forma de resistência e expressão artística.
Ao longo do mês, o público também poderá acompanhar os ensaios da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, realizados nos dias 14, 21 e 28 de julho (segundas-feiras), às 14h, na sala de aula 1 do Museu. Dirigido pelo professor e psicólogo Wadson Gama, o grupo integra o projeto de extensão “Viver em Cena”, que une teatro, psicologia e memória como ferramentas de transformação social, com foco no protagonismo de mulheres com mais de 60 anos.
A Biblioteca Seccional Profa. Edna Luísa de Melo Taveira (BSMA) também permanece aberta durante o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Com acervo especializado em Antropologia, Arqueologia, Etnologia, Linguística, Gênero e Sexualidade, a BSMA é referência para estudantes, pesquisadores e o público interessado em aprofundar conhecimentos nessas áreas.
Além das atividades presenciais, os acervos digitalizados do Museu continuam disponíveis para pesquisa e apreciação no site acervo.museu.ufg.br.
Serviço: Museu Antropológico da UFG tem programação cultural gratuita em julho
Onde: Praça Universitária – Setor Leste Universitário
Exposições e evento:
- Exposição “Lavras e Louvores”: Terça a sexta, das 9h às 17h
- Exposição virtual “Edna Luísa de Melo Taveira”: museu.ufg.br
- 5ª Feira Intercultural: 19 de julho (sábado), a partir das 14h
- Encontro Poético – 5ª edição: 29 de julho (terça-feira), às 19h, no YouTube
- Ensaios da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado: 14, 21 e 28 de julho (segundas-
feiras), às 14h - Biblioteca BSMA: Segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
Acervos digitalizados do Museu: acervo.museu.ufg.br
Entrada: Gratuita para todas as atividades