Goiânia recebe, a partir desta sexta-feira (27/9), o projeto Ritmos Musicais em Praças, que promove shows musicais gratuitos e ao ar livre de artistas goianos, em diversas praças da capital. As apresentações serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 20 de outubro.
A Equatorial Goiás é a patrocinadora do projeto, que busca “promover o acesso à cultura, incentivando a participação de toda a comunidade e uma oportunidade para os músicos locais de se apresentarem em um ambiente inclusivo e acessível”.
Com ritmos que variam entre MPB, samba, sertanejo e sertanejo raiz, os lugares escolhidos foram a Praça Universitária, Praça Beija Flor, Praça do Jacaré, Praça Tamanduá e Praça do Sol. Já os artistas selecionados para se apresentarem são Dona da Roda, Pádua, Isabella Arantes, Beajú, Xéxeu e Tom Chris.
Segundo a produtora do Ritmos Musicais em Praças, Joseane Marreiros de Lima, o projeto enriquece a vida cultural da cidade e ainda fortalece os laços sociais, contribuindo para a criação de uma cidade mais vibrante e acolhedora.
“A música é uma linguagem universal que tem o poder de unir comunidades, promover a expressão cultural e elevar o espírito humano. Ao trazê-la para espaços públicos como a praça, buscamos democratizar o acesso à arte e à cultura, proporcionando momentos de descontração, inspiração e convívio para todos os cidadãos”, declara.
O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca a importância de investir em projetos culturais e torná-los acessível para toda a comunidade.
“Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população, incentivando a criatividade e a inovação”, afirma.
Valorização da cultura
A Equatorial Goiás, em pouco mais de um ano de atuação no Estado, disponibilizou R$ 12 milhões para fomentar a cultura goiana, por intermédio do Projeto E+ Cultura, que patrocinou 45 iniciativas.
O montante equivale a 30% dos R$ 40 milhões direcionados pelo Programa Goyazes, que contemplou quase 300 projetos artísticos-culturais em mais de 75 municípios.
Neste ano, a companhia finalizou o primeiro ciclo de projetos patrocinados e iniciou, em agosto, o segundo ciclo. Ao todo, foram contempladas 40 propostas, que somam mais de R$ 11 milhões em patrocínios via Goyazes.