O decreto, assinado pelo prefeito Sandro Mabel, não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam funcionamento em regime de plantão permanente.
O Decreto nº 10.682, assinado pelo governador Ronaldo Caiado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 22 de abril, também estabelece ponto facultativo na sexta-feira. O expediente será retomado normalmente na segunda-feira (5/5).
O que abre e o que fecha no Dia do Trabalhador em Goiânia
Toda a rede de urgência e emergência permanecerá com atendimento 24h para crianças e adultos: Cais Campinas, Vila Nova, Finsocial, Amendoeiras, Bairro Goiá e Cândida de Morais; Upas Noroeste, Itaipu, Jardim América, Novo Mundo e Chácara do Governador; e Ciams Urias Magalhães.
Os serviços de vacinação ocorrerão em três unidades: Centro Municipal de Vacinação, na Upa Jardim América e no CIAMS Urias Magalhães, das 8h às 17h. Já as consultas ambulatoriais retornarão à normalidade na segunda-feira (5/5).
A Vigilância em Zoonoses atuará no recolhimento de animais que transmitem doenças a humanos (como macacos e morcegos) e pode ser acionada pelo telefone (62) 99152-2545.
As unidades do Atende Fácil encerram as atividades na quarta-feira (30/4) e permanecerão fechadas na quinta-feira (1º/5), sexta-feira (2/5) e sábado (3/5). O atendimento será retomado na segunda-feira (5/5).
As equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) atuarão em regime de escala para manter a fiscalização, o atendimento e o controle viário, conforme a demanda.
A Companhia de Urbanização de Goiânia manterá as operações essenciais de limpeza urbana, incluindo varrição, roçagem, remoção, ajardinamento e atendimento nos viveiros, além de equipes 24h para poda preventiva e remoção de árvores caídas em vias públicas. Os serviços podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h ou pelo WhatsApp da Comurg: (62) 9 9855-8555
Outros serviços da Prefeitura de Goiânia
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizará buscas ativas 24 horas pelas ruas de Goiânia. (Contato: 62 9208-5086). A Casa de Acolhida Cidadã I, focada no acolhimento para homens em situação de rua ( 62 99207-7758). Casa de Acolhida Cidadã II, com foco no acolhimento para mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social (62 99207-8306).
O atendimento será feito por meio de plantão, com recebimento de denúncias ambientais pelos telefones: 161, (62) 3524-2121, 3524-2125 e 3524-2115. A Guarda funcionará normalmente. Em caso de necessidade, a população pode acionar a GCM pelo telefone 153.
Na área do lazer em Goiânia, durante o feriado do Dia do Trabalhador o Parque Mutirama permanece fechado.
O Zoológico de Goiânia funcionará normalmente, de quarta a domingo das 8h30 às 17h com venda de ingressos até às 16h.
Unidade do Governo de Goiás
Na quinta-feira, todas as unidades do Vapt Vupt estarão fechadas, tanto em Goiânia quanto no interior. Na sexta-feira o funcionamento será das 8h às 13h, com exceção das unidades padrão do Detran e do Procon, em Goiânia, e da unidade de Jussara, que não terão expediente. No sábado (3/5), as unidades que normalmente funcionam nesse dia seguirão com atendimento regular.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estarão fechados nos dias 1º e 4 de maio. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5/5). A sede do Procon estará fechada nos dias 1º e 2 de maio. O atendimento presencial e o Disque-Denúncia (151) serão retomados na segunda-feira (5/5).
No Dia do Trabalhador, todas 16 unidades do Restaurante do Bem estarão fechadas na quinta-feira (1/5). Na sexta-feira (2/5), o funcionamento será normal, com atendimento das 10h às 14h30, com refeições ao valor simbólico de R$ 2.
A Saneago manterá equipes de plantão para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente continuará 24 horas pelos canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115, Agência Virtual (www.saneago.com.br) e aplicativo.
Ceasa
O mercado das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionará normalmente das 3h às 14h nos dias 1º e 2 de maio. Já o setor administrativo estará fechado na quinta-feira (1/5), retornando na segunda-feira (5/5).
Unidades culturais
Espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como o Cine Cultura e o Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia estarão abertos durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º/5), até domingo (4/5). Outras unidades estarão fechadas.
O Centro Cultural Octo Marques estará fechado no feriado e na sexta, ponto facultativo, mas reabre normalmente no sábado (3/5 ) e no domingo ( 4/5 ), das 9h às 17h. A Vila Cultural Cora Coralina estará fechada no feriado, na sexta-feira e no final de semana, retornando ao funcionamento normal a partir da segunda-feira (5/5).
Estarão fechados entre os dias 1º e 4 de maio: o Teatro Goiânia; o Arquivo Histórico Estadual; as bibliotecas Braille e Pio Vargas; a Gibiteca Jorge Braga; os museus Pedro Ludovico e da Imagem e do Som (MIS). As atividades retornam na segunda-feira (5/5).