O Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, é a residência oficial de quem ocupa o cargo de governador do Estado de Goiás. Assim, o edifício histórico, que tem verde como cor característica, ocupa lugar central na praça. Porém, o acesso ao público é restrito, o que desperta bastante curiosidade. E como é lá dentro?
Alguns membros do #teamaproveite tiveram oportunidade de visitar o Palácio das Esmeraldas em eventos restritos a jornalistas e exposições. Por causa disso, acumulamos um pequeno acervo fotográfico do Palácio das Esmeraldas, de um jeito que pouca gente teve oportunidade de conhecer: a parte interna.
Salão Gercina Borges Teixeira
O salão Gercina Borges Teixeira homenageia a esposa de Pedro Ludovico Teixeira, governador do Estado que concretizou a construção da nova capital, Goiânia. É espaço para almoços, discursos e exposições. Dessa forma, o salão fica no térreo do Palácio das Esmeraldas e é o local mais comum para conhecer, caso seja convidado para um evento lá.
Dentre os elementos que chamam a atenção, está um quadro de Dona Gercina logo no hall de entrada. Além disso, também há um lustre bem bonito. Móveis em madeira, estofados claros, dispostos formando microambientes.
Há uma ampla estante em um dos cantos do salão e um piano na outra extremidade daquele lado. Uma parede iluminada tem retratos das primeiras-damas de Goiás. E é bem legal de observar! Do outro lado, uma área com piso de madeira que ganha mobiliário diferente dependendo do evento. As paredes claras têm obras de arte.
Jardim do Palácio das Esmeraldas
Mais restrito é o acesso ao jardim do Palácio das Esmeraldas, porque é comum o trânsito de autoridades e do governador. Nos fundos, há duas áreas retangulares cheias de plantas bem cuidadas e caminhos feitos de pedras portuguesas.
No lado contrário ao Palácio, forma-se um pequeno círculo com alguns banquinhos. Portanto, é para sentar e ficar alguns minutos observando a casa, onde foram pensadas inúmeras decisões que impactaram nossa história (não… nenhum de nós teve tempo para isso, pois conhecemos o local enquanto trabalhávamos).
Por fim, as lendárias jabuticabeiras. Estas árvores só vimos de longe. Mesmo assim, notavelmente, é um cantinho bem legal da residência oficial do governador. Ficam à esquerda de quem observa o lugar de frente.
O projeto do Circuito Cultural da Praça Cívica pretende abrir todo o térreo do local ao público. Assim, a previsão inicial de abrir as portas do Palácio das Esmeraldas, bem como a modernização de outros prédios da Praça, parece que não irá se concretizar. Ao observar ou fotografar a construção, você pode ser abordado por policiais, que garantem a segurança da casa.
Confira outras imagens da parte interna do Palácio