O Chorinho vai voltar a acontecer. O anúncio foi feito pela prefeitura de Goiânia, nesta segunda-feira (1/11). O projeto, que é gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), seria retomado na última sexta-feira (5/11), mas foi cancelado devido a morte da cantora Marília Mendonça, em um acidente de avião, que aconteceu no mesmo dia. O evento, porém, será retomado nesta sexta-feira (12/11), com início às 19h.
O projeto, desta vez, não estará restrito ao Centro da cidade e, portanto, terá formato itinerante. A tradicional casa do Chorinho é o Grande Hotel, na esquina da Avenida Goiás, com a Rua 3.
A primeira edição do Chorinho nesta nova fase, por exemplo, acontece no Centro Cultural Estação Cultura, na Antiga Estação Ferroviária, no Centro. As atrações são João Garoto e Grupo Brasileirinho, a partir das 19h. Em seguida, às 20h15, o show é com o grupo Nóys é Nóys.
Inicialmente, o calendário de apresentações contemplava também o retorno ao Grande Hotel. Ademais, apresentações na Rua do Lazer, no Centro; no Palácio da Cultura, no Setor Universitário; e na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas. Porém, o calendário acabou sendo modificado e, agora, tem shows apenas na Antiga Estação e no Palácio da Cultura.
Mudanças na retomada do evento
A prefeitura exalta que o projeto Chorinho já é uma tradição na agenda cultural dos goianienses. Assim, o evento acontece desde 2003 e a ideia sempre foi reunir o público para um evento de rua, com caráter democrático e permitindo acesso à música popular produzida por artistas locais.
“Fizemos algumas adaptações para expandir o Chorinho para outros bairros, outros polos da Cultura”, conta o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio. Dessa forma, a administrações municipal tem a intenção de que o Chorinho “chegue cada vez mais perto das pessoas e continue levando a alegria da música, promovendo shows de grandes nomes da cena cultural local”.
A programação do Chorinho tem atrações previstas até 17 de dezembro. Dessa forma, todos os eventos são gratuitos e seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. Os shows seguem as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ademais, o evento está de acordo com os decretos municipais, que gerenciam a situação de pandemia.
Confira a programação do Chorinho
Quando: 12/11
Local: Centro Cultural Estação Cultura. Assim, acontece na Antiga Estação Ferroviária, no Centro
19h – Diabo a Quatro
20h15 – Fernando Boi
Quando: 19/11
Local: Centro Cultural Estação Cultura. Assim, acontece na Antiga Estação Ferroviária, no Centro
19h -Bruno Rejan e Grupo
20h15 – João Nogueira – 80 anos
Quando: 26/11
Local: Centro Cultural Estação Cultura. Assim, acontece na Antiga Estação Ferroviária, no Centro
19h – Leandro Mourão e Banda
20h15 – Pó de Mico
Quando: 3/12
Local: Palácio da Cultura, no Setor Universitário
19h – Rozi Miranda convida Caetano Bartolo
20h15 – Grupo Dengo
Quando: 10/12
Local: Palácio da Cultura, no Setor Universitário
19h – Karine Serrano e Nonato Mendes
20h15 – Diego Mendes
Quando: 17/12
Local: Palácio da Cultura, no Setor Universitário
19h – Face Quarteto
20h15 – Beaju
* Matéria atualizada no dia 12 de novembro às 9h35