Plana e com diversos parques espalhados por diversas regiões, a capital do estado tem bons “argumentos” para as pessoas andarem de bike pela cidade. Além disso, recebeu ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em alguns bairros e regiões da cidade nos últimos anos. Assim, separamos oito ótimos locais para andar de bicicleta em Goiânia.
Dentro os locais há parques mais próximos ao Centro de Goiânia e também mais afastados. Além disso, temos uma dica para pessoas que preferem andar em um local fechado, que é utilizado por ciclistas experientes.
Com a pandemia do coronavírus, as bicicletas também se tornaram uma opção para quem quer fugir do transporte público. Ademais, funciona como uma alternativa para quem quer fazer exercícios físicos ao ar livre. Inclusive, segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a venda de bikes no país aumentou 118% entre os dias 15 de junho e 15 de julho, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Confira 8 ótimos locais para andar de bicicleta em Goiânia
Parque Marcos Veiga Jardim
Inaugurado em 2016, o Parque Marcos Veiga Jardim funciona das 6h às 22h. O espaço se localiza no Park Lozandes, logo atrás do Autódromo Internacional de Goiânia, e possui um ótimo local para se andar de bicicleta.
Além disso, o parque, um dos mais novos de Goiânia, possui uma ótima pista de skate, pista de caminhada e ainda locais para esportes como futebol, basquete e vôlei.
Endereço: Av. Ayrton Senna – Park Lozandes | Atrás do Autódromo Internacional de Goiânia
Autódromo de Goiânia
O Autódromo também é liberado para ciclistas treinarem. Porém, devido à pandemia do coronavírus, o local está funcionando em novos horários: das 5h às 9h e das 17h30 às 21h30.
Assim, a primeira sessão terá a presença de atletas limitada a no máximo 50 pessoas, sendo 20 profissionais. Ademais, na segunda sessão o número máximo de pessoas é de até 70 pessoas, sendo 30 profissionais.
Endereço: Rodovia GO 020 – Km 4, no Parque Lozandes
Lago das Rosas
Com uma ampla pista para andar de bicicleta e também caminhar, o Parque Lago das Rosas, no Setor Oeste, em tem uma área de 315 mil m². Criado em 1937, inicialmente foi chamado de Horto Florestal de Goiânia. Assim, tem grande relevância cultural e histórica para a capital, com obras em art déco, como o trampolim em um dos lagos e a mureta, em frente à Avenida Anhaguera.
Este parque de Goiânia também abriga o Zoológico de Goiânia, que tem mais de 400 animais, dos quais 200 foram reproduzidos em cativeiro.
Onde: Alameda das Rosas, Setor Oeste
Parque Flamboyant
Inaugurado em 2007, o Parque Flamboyant possui 125 mil m² de extensão e é um dos ótimo locais para andar de bicicleta em Goiânia. É um espaço para passear e se refrescar ao longo do dia. Possui uma ciclovia de bom tamanho e também uma pista de caminhada.
Além disso, a área verde tem estações de ginástica e parque infantil. Eventualmente, o Parque Flamboyant recebe shows e festivais gastronômicos.
Endereço: Entre as Ruas 15, 12, 46, 55, 56 e a Avenida H, no Jardim Goiás
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Goiânia é o maior parque da cidade, com 1 milhão de m². Como você pode entender melhor em nosso vídeo, é formado por floresta semidecidual, que é o bioma predominante na cidade. Ele é típico de regiões com estações de chuva e seca bem definidas.
A Área 1 do Jardim Botânico concentra a maior parte das atrações, como a Ilha das Borboletas, hortas e jardins. Lá também é possível andar de bicicleta, caminhar ou até mesmo fazer um pique-nique.
Endereço: Alameda Jardim Botânico, s/n Setor Pedro Ludovico
Parque Areião
Inaugurado em 1938, o Parque Areião possui 215 mil m². Contempla três bairros de Goiânia: os setores Sul, Marista e Pedro Ludovico. Muito bonito, é um ótimo local para se andar de bicicleta, contando com algumas pistas, onde as pessoas também praticam caminhada.
Além disso, este parque de Goiânia conta ainda com uma Vila Ambiental e com o Anfiteatro Natural, cercado por bambus e natureza. Ademais, o lago é a grande atração do Parque Areião, que tem moradores ilustres, os macacos-prego (que não devem ser alimentados).
Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico
Parque Bernardo Élis
O Parque Bernardo Elis se localiza no Residencial Celina Parque. Inaugurado em 2016, é parte do Parque Macambira Anicuns, um programa urbano ambiental, com ações voltadas para a sustentabilidade.
Com 76 mil m², tem pista para andar de bicicleta, separada da pista de caminhada. Além disso, tem uma ponte sobre o córrego Macambira, que conecta os dois lados do Parque. Ainda tem quadras de esportes, parquinhos, quiosque e um espaço pet.
Endereço: Rua CP-4, no Residencial Celina Park
Parque Vaca Brava
Considerado um dos cartões postais de Goiânia, o Parque Vaca Brava fica em uma região nobre da cidade, no Setor Bueno, e conta com mais de 79 mil m².
Lá é um ótimo local para se andar de bicicleta, em uma ampla pista onde as pessoas também praticam caminhada. Aos domingos, há ainda a ciclofaixa ao redor do Parque. Além disso, possui estações de ginástica ao ar livre.
Endereço: Av. T-10, s/n – Setor. Bueno