A cidade de Goiânia é casa de vários artistas que permeiam as ruas de expressões. A street art se faz presente na capital, de forma exponencialmente interessante, com nomes locais reconhecidos mundialmente, como o Bicicleta sem Freio, formado pelos muralistas Douglas Pereira e Renato Reno. Os dois já listam murais em Londres, Berlim, Hong Kong, Miami, Las Vegas (EUA), Los Angeles (EUA), em Jerusalém e também em Portugal.
Assim, quem passeia pelos espaços públicos pode apreciar trabalhos com estilos completamente distintos. Alguns destes lugares são verdadeiras galerias de arte a céu aberto, condensando murais e grafites de centenas de artistas. Por isso, resolvemos listar para você locais para conhecer e apreciar a arte urbana feita na terrinha.
Confira lugares para apreciar arte urbana
Beco da Codorna
O Beco da Codorna, com entrada pela Avenida Anhanguera, no Centro, certamente, é um dos pontos mais populares de street art de Goiânia. Também chamado de Museu de Arte Urbana de Goiânia, é repleto de murais e tem trabalhos de 80 artistas. Um dos maiores beco do Centro ganhou uma nova proposta a partir de 2014, graças ao festival de arte urbana “O Beco“.
Bosque dos Pássaros
Um dos jardins do Setor Sul, o Bosque dos Pássaros recebeu grafites a partir dos anos 2000, como resultado de um movimento independente de artistas locais. Além disso, há também há uma quadra de esportes. Recentemente, passou por uma revitalização e é um espaço bem legal, com paisagismo, balanço e ideal para um piquenique. Pode ser acessado pelas ruas 88, 117 e 118.
Bacião
O mais famoso jardim do Setor Sul, que pode ser acessado pelas ruas 115 e 120, definitivamente, precisa de uma revitalização. Apesar disso, ainda conserva alguns murais feitos ao longo dos anos 2000, assinados do Decy Graffiti e André Morbeck, por exemplo. Porém, muitos grafites foram apagados pelos moradores das casas. O bairro é repleto de murais, como já mostramos no nosso canal no Youtube. Ou seja, vale caminhar pelas ruas e procurar!
Festival Lambesgoia
Um mural na Avenida Tocantins, no Centro, reúne lambe-lambes de 70 artistas do Brasil e do mundo. A obra é resultado do Festival Lambesgoia de street art realizado em novembro de 2019. Se quiser saber mais, tem um vídeo super legal no nosso IGTV e matéria aqui no site, com o artista goiano Diogo Rustoff, um dos organizadores do projeto.
Rua do Lazer
Revitalizada em 2019, a Rua do Lazer, no Centro, ganhou becos dedicados à arte urbana, com intervenções de 145 artistas de Goiânia, Anápolis e Brasília. Além disso, um dos becos é dedicado ao teatro e o outro, aos esportes.
Túnel Jayme Câmara
A galeria sobre o túnel Jayme Câmara, no Centro, é acessada pelo Parque Botafogo e pelo Parque Mutirama. Em 2019, as casinhas, que protegem as entradas de luz e ar do túnel, ganharam intervenções de 70 artistas locais. Cada um dos quatros lados recebeu obras diferentes. Além disso, o lugar também tem uma quadra de basquete.
Renka
Este não é um espaço público, mas você tem a possibilidade de visitar o ateliê Renka, quando houver algum evento por lá. O local, que fica na Viela 1035, no Setor Pedro Ludovico, e reúne os artistas André Morbeck, Danilo Itty, Douglas Pereira, Mateus Dutra e Renato Reno. Vale também conferir as artes disponíveis no site.