Todo mundo gosta de dar um rolê pela cidade, melhor ainda se for ótimo e de graça. Afinal, diversão não tem que ser sinônimo de gastar dinheiro. Assim, nós, do Aproveite a cidade, selecionamos cinco dicas de passeios grátis para você fazer em Goiânia, ter momentos agradáveis e ainda poupar o seu rico dinheirinho.
A verdade é que para ficar feliz com um programa gastando pouco ou nada, você vai precisar de criatividade e de conhecer o seu gosto. Apesar disso, como seu único investimento é o seu próprio tempo, vale se arriscar em algo novo, sem muita cerimônia. Então, vamos lá!
Confira as dicas de passeios grátis que separamos para você!
1. Parques
Goiânia é a cidade dos parques. Aliás, novos cinco foram inaugurados recentemente. Ou seja, sempre tem algum parque na capital que ainda não entrou no seu radar. Em alguns casos, esse passeio grátis pode mesclar exercícios físicos, relaxamento e também cultura. O Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, por exemplo, abriga em sua área um museu e uma escola de artes. Além disso, esta atividade permite apreciar a natureza. Programe-se e faça um pique-nique ou inclua o parque em um roteiro do bairro. Nós costumamos fazer isso com frequência.
Aqui no site e no nosso canal no Youtube você vai encontrar informações mais detalhada sobre espaços, como o Parque Lago das Rosas, o Parque Bernardo Elis, o Jardim Botânico, o Parque Areião, entre outros.
2. Arte Urbana no Centro de Goiânia
A partir da metade dos anos 2000, o Centro de Goiânia passou a abrigar mais fortemente expressões da arte urbana, como o grafite. As intervenções artísticas foram caindo no gosto popular e, em um contexto mais recente, também passaram a ser incentivadas pelas administrações públicas. Assim, se você aprecia esse movimento artístico, esta região da cidade é uma ótima para fazer passeios grátis e incríveis!
Fazendo o recorte de um roteiro em apenas dois quarteirões, você terá a chance de apreciar murais gigantes, na Rua 3, feitos por artistas locais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente: Wes Gama e o duo Bicicleta Sem Freio, de Douglas Pereira e Renato Reno. Além disso, poderá visitar becos característicos do processo de ocupação da cidade repletos de grafites. O mais conhecido é o Beco da Codorna, com entrada pela Avenida Anhanguera. Após revitalização, a Rua do Lazer também ganhou esse caráter de galeria a céu aberto. Portanto, vale a pena conferir!
3. Parque Mutirama
Com mais de 50 anos de história o parque de diversões de Goiânia é um passeio grátis que todo mundo tem que fazer, nem que seja uma vez na vida. Afinal, quantos parques de diversões gerenciados por uma prefeitura você conhece por aí? Inspirado na Disneylândia, o Parque Mutirama fica na região central da cidade e passou a ter entrada gratuita em 2019, depois de ficar fechado para adequações, principalmente de segurança, por causa de um acidente em 2017.
Por causa do cenário de pandemia do coronavírus, a capacidade de entrada está reduzida para apenas 1 mil pessoas diariamente. Antes, era de 10 mil. O horário de visitação ao Parque Mutirama também mudou. Assim, por enquanto, funcionará de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h. O local tem 18 atrações, inclusive brinquedos tradicionais, como roda-gigante, montanha-russa, trenzinho e autorama.
4. Feiras especiais
Okay, okay… esse passeio até começa grátis, mas quase nunca termina sem gastar um dinheirinho. Sim, nós sabemos. Mas a verdade é que o gosto do goianiense por feiras é muito latente e como “a entrada é grátis” acreditamos que essa sugestão de passeio não poderia ficar de fora. Afinal, as feiras especiais de Goiânia oferecem desenvolvimento para inúmeros pequenos negócios locais, principalmente de vestuário.
Além disso, depois de tanto rolê pela capital, você vai ficar com fome e as feiras oferecem inúmeras possibilidades gastronômicas, que me deixam salivando só de escrever. Tem ainda feiras e mercadinhos, que não ocupam as ruas da capital, mas sim locais com acesso controlado, como a Feira das Minas, no Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul, e o Mercado das Coisas, que ocorre no Colégio Lyceu de Goiânia, no Centro. Coloque aí na sua lista: Feira da Lua, Feira do Sol, Feira de Antiguidades e a feirinha do seu bairro. São 30 possibilidades! Alguma delas vai te agradar.
5. Mercados Municipais
Em toda santa cidade que você visita, vai ao mercado municipal, mas os de Goiânia você não conhece? Isso não faz o menor sentido! Até porque ir a mercados municipais é um passeio grátis da maior qualidade. Na prática, te permite explorar vários elementos culturais da cidade, seja pelos alimentos disponíveis, artesanato, produtos e pessoas. É sempre bom para ouvir histórias e fazer descobertas. Portanto, você tem nas mãos várias dicas de passeios grátis super legais!
Em Goiânia, o Mercado do Bairro Popular, conhecido também como Mercado da 74, reserva inclusive shows noturnos com vários barzinhos abertos, petiscos gostosos e cerveja barata. Infelizmente, por causa da pandemia, está tudo mais contido. Inclusive, o carnaval por lá costuma ser bem legal. O Mercado Central tem as famosas empadas e no Mercado de Campinas, você encontra um compilado do comércio do bairro, desde loja de tecidos a produtos naturais e, claro, ótimas lanchonetes e restaurantes de PF. Tem uma lista de cinco mercados municipais para você conhecer em Goiânia bem AQUI!