A forte chuva registrada desde a madrugada desta terça-feira (6) provocou o transbordamento do Rio Vermelho e deixou ruas alagadas na cidade de Goiás.
A elevação rápida do nível do rio acendeu o alerta das autoridades e mobilizou a Defesa Civil.
Transbordamento do Rio Vermelho na cidade de Goiás

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, por volta das 5h os pluviômetros indicavam nível de 53 centímetros, patamar considerado dentro da normalidade.
No entanto, o volume de chuva acumulado nas horas seguintes contribuiu para a elevação do rio e o alagamento de áreas próximas.
Diante do cenário, o Cimehgo emitiu alerta laranja para a região. A Defesa Civil também divulgou um alerta severo, apontando risco potencial de novos transbordamentos.
Entre os principais perigos estão a invasão de água em ruas próximas ao leito do rio, impactos à população ribeirinha, risco de afogamentos e possíveis danos ao patrimônio histórico da cidade.
As autoridades orientam que moradores de áreas vulneráveis fiquem atentos às atualizações e sigam as recomendações de segurança enquanto persistirem as chuvas.
Ao Portal Agro2, o gerente do Cimhego informou que as chuvas intensas devem perder força apenas no próximo sábado (10).
“De quarta para quinta feira a Zona de Convergência perde a intensidade e isso deve manter as chuvas, mas não na intensidade que está ocorrendo. Então, ainda é necessário ficar de prontidão, estamos monitorando e somente no próximo sábado (10) que teremos sol, um tempo um pouco mais instável e com poucas pancadas de chuvas”, disse.
Chuvas intensas

Esta não é a primeira vez que o nível do Rio Vermelho apresenta risco de transbordar. Em novembro de 2025 o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta laranja para a cidade de Goiás.
Segundo o órgão, na época, o volume de chuva acumulado na região da cabeceira do Rio Vermelho chegou a 121 milímetros, elevando significativamente o risco de transbordamento.




