Uma diretora escolar e duas servidoras foram conduzidas à delegacia por suspeitas de envolvimento no desvio de produtos da merenda escolar em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
A ação foi conduzida pela Guarda Civil Municipal (GCM) no início da tarde desta quinta-feira (18).
Suspeitas de desvio de produtos de merenda escolar
De acordo com a Prefeitura de Aparecida, a diretora da unidade e outras duas colaboradoras teriam sido flagradas retirando itens pertencentes à instituição. O caso envolve o repasse irregular de gêneros alimentícios, como leite, além de materiais de papelaria da escola.

A apuração teve início após uma denúncia anônima recebida pela Secretaria Municipal de Educação. A partir disso, a pasta acionou mecanismos internos de verificação, incluindo a análise de imagens do sistema de videomonitoramento da escola, que apontaram indícios de retirada irregular dos produtos.
A diretora da unidade, servidora efetiva da rede municipal, foi levada ao 2º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia juntamente com uma servidora da área administrativa e uma colaboradora terceirizada.
Com a confirmação das suspeitas, a Secretaria de Educação solicitou apoio da Secretaria de Segurança Pública, que acionou a GCM. Duas equipes foram encaminhadas à unidade escolar e, durante as diligências, encontraram alimentos e materiais escolares armazenados em veículos utilizados pelas colaboradoras.

As três mulheres foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. A autoridade policial ficará responsável por conduzir as investigações e avaliar a existência de possíveis crimes contra a administração pública.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta das envolvidas. Caso sejam confirmadas irregularidades, poderão ser aplicadas sanções previstas em lei, incluindo exoneração e demissão.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia afirmou que não tolera desvios ou uso indevido de recursos públicos, especialmente aqueles destinados à alimentação escolar, e destacou que a atuação integrada entre as secretarias foi decisiva para a identificação rápida da irregularidade e adoção das medidas cabíveis.
Como não tiveram os nomes divulgados, o Portal Dia não conseguiu localizar a defesa das servidoras envolvidas.




