Após dias de instabilidade, Goiás volta a registrar tempo firme, segundo análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
O final de semana será marcado por sol forte, calor intenso e baixa probabilidade de chuva. A umidade relativa do ar varia de 40% a 90%, com índices mais baixos no período da tarde.
Para este sábado (15/11), o Inmet prevê temperaturas que podem atingir 35°C em Goiânia. No interior de Goiás, o dia também será quente, com máximas entre 35°C e 37°C na maior parte do estado.
Apesar da combinação entre calor e umidade favorecer a formação de nuvens, o risco de tempestades é considerado baixo e não há alertas meteorológicos emitidos para o fim de semana.

Chegada de frente fria
A trégua nas chuvas, no entanto, será curta, pois uma mudança brusca no clima está prevista para o início da próxima semana.
A partir de segunda-feira (17), o tempo em Goiás começa a mudar de forma significativa. Uma frente fria avança pelo país desde o Sul, passando pelo Sudeste e pelo Mato Grosso do Sul, até alcançar o Centro-Oeste no início da semana.
Com a chegada do sistema, o estado entra em alerta para chuva intensa, especialmente na região Centro-Sul. O Inmet indica condições para volumes elevados de água e maior risco de tempo severo, incluindo rajadas de vento fortes e possibilidade de queda de granizo, principalmente no Sudoeste goiano.
Após a passagem da frente fria, a tendência é de que a chuva ganhe força ao longo da semana e se espalhe por mais municípios.





