A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta sexta-feira (24), o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 92 anos da capital goiana.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento começa às 8h, na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, e deve reunir milhares de pessoas em uma grande celebração à história, cultura e identidade de Goiânia.
De acordo com a organização, o desfile contará com a participação de autoridades civis e militares, bandas marciais de escolas públicas e particulares, instituições sociais e forças de segurança municipais, estaduais e federais. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem do evento.
Além da exibição cívica e militar, o público poderá apreciar apresentações culturais, como a dos grupos de Folia de Reis, que prometem levar para a avenida as cores, sons e danças que representam o espírito e a tradição do povo goiano.

A programação inclui bandas marciais e musicais de Colégios Estaduais (CEs), Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) e Colégios da Polícia Militar de Goiás (CPMGs). Ao todo, cerca de 900 alunos e professores de sete unidades estaduais participarão do desfile:
- CE Jardim América
- CE Jardim Europa
- CEPI Professor Pedro Gomes
- CEPI Severiano de Araújo
- CPMG Ayrton Senna
- CPMG Vasco dos Reis
- CPMG Hugo de Carvalho
Mantendo a tradição, também haverá a passagem das tropas das forças de segurança pública, com a presença de aproximadamente 1,8 mil integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal. Instituições sociais e órgãos municipais também integram o evento.
Alterações no trânsito devido desfile cívico-militar que celebra os 92 anos de Goiânia
Para garantir a segurança e a organização, a Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET) implantou bloqueios e alterações no trânsito na região da Avenida 24 de Outubro.
As interdições começaram às 23h de quarta-feira (22), em ruas próximas, para montagem das estruturas.
Foram interditados os seguintes trechos:
- Rua Benjamin Constant, entre as avenidas Pará e 24 de Outubro;
- Rua Benjamin Constant, entre as avenidas 24 de Outubro e Alberto Miguel;
- Rua Ipameri, entre as avenidas 24 de Outubro e Alberto Miguel;
- Rua Ipameri, entre as avenidas Pará e 24 de Outubro.

A Avenida 24 de Outubro será totalmente interditada no trecho entre a Praça Joaquim Lúcio e a Avenida Santa Luzia a partir das 23h desta quinta-feira (23). O bloqueio seguirá até às 18h de sexta-feira (24), quando está prevista a desmontagem da estrutura do evento.




